Show simple item record

Sala de aula invertida : proposta de intervenção aplicada ao conteúdo "montagem de uma instalação elétrica residencial em escala reduzida"

dc.contributor.advisorSuanno Neto, Francesco
dc.contributor.authorDietrich, Mateus Zimmer
dc.date.accessioned2021-01-04T22:20:07Z
dc.date.available2021-01-04T22:20:07Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationDIETRICH, M. Z.; SUANNO NETO, F. Sala de aula invertida: proposta de intervenção aplicada ao conteúdo "montagem de uma instalação elétrica residencial em escala reduzida". 2020. 44 f. Monografia (Especialização em Práticas Pedagógicas para Professores) - Instituto Federal do Espírito Santo, Colatina, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/698
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica, com base na metodologia da Sala de Aula Invertida, aplicada ao conteúdo “Montagem de uma instalação elétrica residencial em escala reduzida”, pertencente à disciplina de Instalações Elétricas e Telefônicas do curso Técnico Integrado em Edificações. Nesta metodologia, os estudantes acessam os materiais disponíveis num ambiente virtual para estudo antes da aula presencial, destinada a realização de atividades práticas, como solução de problemas, projetos, estudos de caso, discussões em grupos, entre outros. Com esta proposta, pretende-se potencializar a postura ativa do estudante, a autonomia para aprendizagem, uma sala de aula dinâmica e o conceito do aprender fazendo. Depreende-se que esta proposta de intervenção pode ser aplicada a disciplinas afins, de instituições públicas ou privadas, e estimular demais professores de outras disciplinas de cursos técnicos integrados e/ou concomitantes/subsequentes a desenvolverem projetos similares para aplicação e aprimoramento do processo ensino/aprendizagem no ambiente escolar.pt_BR
dc.format.extent44 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
dc.subjectInstalações elétricas residenciaispt_BR
dc.subjectAtividade prática em escala reduzidapt_BR
dc.subjectTecnologia digital na educaçãopt_BR
dc.titleSala de aula invertida : proposta de intervenção aplicada ao conteúdo "montagem de uma instalação elétrica residencial em escala reduzida"pt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localColatinapt_BR
ifes.campusCampus_Colatinapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2769230513449779pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Nova_Veneciapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1910775506013629pt_BR
ifes.course.underposgraduateLatu Sensu em Práticas Pedagógicas para Professores
dc.contributor.memberBraga, Ana Claudia Fehelberg Pinto
dc.contributor.memberLubke, Gabriela Pereira
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9043-2231pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/9599755006814886pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record