Sala de aula invertida : proposta de intervenção aplicada ao conteúdo "montagem de uma instalação elétrica residencial em escala reduzida"

Dietrich, Mateus Zimmer (2021)

tcc

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica, com base na metodologia da Sala de Aula Invertida, aplicada ao conteúdo “Montagem de uma instalação elétrica residencial em escala reduzida”, pertencente à disciplina de Instalações Elétricas e Telefônicas do curso Técnico Integrado em Edificações. Nesta metodologia, os estudantes acessam os materiais disponíveis num ambiente virtual para estudo antes da aula presencial, destinada a realização de atividades práticas, como solução de problemas, projetos, estudos de caso, discussões em grupos, entre outros. Com esta proposta, pretende-se potencializar a postura ativa do estudante, a autonomia para aprendizagem, uma sala de aula dinâmica e o conceito do aprender fazendo. Depreende-se que esta proposta de intervenção pode ser aplicada a disciplinas afins, de instituições públicas ou privadas, e estimular demais professores de outras disciplinas de cursos técnicos integrados e/ou concomitantes/subsequentes a desenvolverem projetos similares para aplicação e aprimoramento do processo ensino/aprendizagem no ambiente escolar.


Collections: