Educação ambiental no ensino fundamental : dificuldades, desafios, recursos didáticos e percepções

Gama, Suzany Evelyn (2020)

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Este Trabalho teve como objetivo analisar como a Educação Ambiental é trabalhada no Ensino Fundamental no balneário de Guriri no município de São Mateus/ES, e sugerir novos métodos para o ensino da mesma. Devido ao cenário pandêmico que estávamos vivendo, o trabalho foi realizado de forma virtual, onde os professores de escolas públicas e particulares do bairro Guriri foram convidados a responder um questionário. Logo após, os dados foram analisados e organizados. Observou-se que a Educação Ambiental nas escolas públicas pesquisadas não tem contextualização, nem problematização e quase sempre não atuam no combate ao desperdício dos recursos naturais. Além disso, notou-se que as escolas públicas tem mais dificuldades de trabalhar o assunto devido ao currículo utilizado e a falta de apoio por parte da escola. Muitos professores falaram que um forte entrave de se trabalhar esse tema é a falta de material pedagógico, já que os livros didáticos abordam o assunto de forma muito superficial, e por ser um conteúdo interdisciplinar, muitas vezes eles não conseguem encaixar o tema em suas aulas. Todos os professores enfatizaram a importância de projetos já existentes que fazem parceria com as escolas, sendo eles fundamental no processo de Educação Ambiental. Devido a esses resultados, surgiu então a ideia de preparar um roteiro interdisciplinar que ajude os professores a trabalharem o assunto como, de forma transversal. A Educação Ambiental agora deve ensinar o indivíduo a contestar, a protestar, agir coletivamente em prol do meio em que se vive A ideia é que essa cartilha seja apresentada aos professores no início do ano, para que através dela o professor tenha uma ideia base de como abordar o tema em suas aulas.


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