Análise da abordagem dos pronomes pessoais retos no livro didático Se liga na língua

Correa, Gusttavo de Sousa (2024)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Este artigo visa analisar a abordagem da temática dos pronomes pessoais do caso reto no livro didático de língua portuguesa Se liga na Língua: leitura, produção de texto e linguagem, de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi (2022), elaborado para o 7° ano do ensino fundamental II. Ainda, esta pesquisa procura investigar se a obra didática em questão atua em consonância com os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, também, com o atual Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

ABSTRACT: This article aims to analyze the approach to the theme of personal pronouns in the nominative case in the Portuguese language textbook Se liga na Língua: leitura, produção de texto e língua, by Wilton Ormundo and Cristiane Siniscalchi (2022), prepared for the 7th year of elementary school II. Furthermore, this research seeks to investigate whether the didactic work in question acts in line with the assumptions of the National Common Curricular Base (BNCC) and also with the current National Book and Teaching Material Program (PNLD).