dc.contributor.author | Santos, Marcelo Monteiro | |
dc.contributor.author | Lacerda, Elcio das Graças | |
dc.date.accessioned | 2020-12-16T14:41:57Z | |
dc.date.available | 2020-12-16T14:41:57Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | Lacerda. Élcio das Graças; Monteiro, Marcelo Santos. Em busca do lúdico na educação técnica profissionalizante : a prática do teatro e da sala de aula invertida como métodologias alternativas ao método tradicional. Revista Ifes Ciência, Vitória, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/687 | |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo analisar a eficácia da implementação de duas
metodologias ativas de ensino, o Teatro e a Sala de Aula Invertida. A metodologia
utilizada é a proposta de um estudo de caso. O método de análise dos dados obtidos está
vinculado ao método proposto por Laurance Bardin, em Análise de Conteúdo. Utiliza
como referenciais teóricos o conceito de aprendizagem, de Vigotski, o conceito educação
escolar para a classe trabalhadora, proposto por Libâneo, e o de educação emancipatória,
de Freire, para embasar as nossas discussões. Ao longo do presente trabalho
confirmamos a nossa hipótese inicial de que o método de ensino tradicional encontra-se
saturado e precisa dar espaço para a utilização de novas propostas de ensino, propostas
essas que modifiquem a relação professor-aluno na sala de aula. Neste caso, defende-se
que o aluno seja sujeito ativo do seu processo de aprendizagem. Mediante a pesquisa
realizada, verificamos que o Teatro e a Sala de Aula Invertida são capazes de alterarem
essa relação, contribuindo positivamente em diversas áreas do desenvolvimento humano. | pt_BR |
dc.format.extent | 35 | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation.ispartof | - | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação. Médodo tradicional. Metodologias ativas. Teatro. Sala de aula invertida. | pt_BR |
dc.title | Em busca do lúdico na educação técnica profissionalizante : a prática do teatro e da sala de aula invertida como metodologias alternativas ao método tradicional | pt_BR |
dc.type | trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.publisher.local | Santa Teresa-ES | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Santa_Teresa | pt_BR |
Redes Sociais