Show simple item record

Em busca do lúdico na educação técnica profissionalizante : a prática do teatro e da sala de aula invertida como metodologias alternativas ao método tradicional

dc.contributor.authorSantos, Marcelo Monteiro
dc.contributor.authorLacerda, Elcio das Graças
dc.date.accessioned2020-12-16T14:41:57Z
dc.date.available2020-12-16T14:41:57Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationLacerda. Élcio das Graças; Monteiro, Marcelo Santos. Em busca do lúdico na educação técnica profissionalizante : a prática do teatro e da sala de aula invertida como métodologias alternativas ao método tradicional. Revista Ifes Ciência, Vitória, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/687
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo analisar a eficácia da implementação de duas metodologias ativas de ensino, o Teatro e a Sala de Aula Invertida. A metodologia utilizada é a proposta de um estudo de caso. O método de análise dos dados obtidos está vinculado ao método proposto por Laurance Bardin, em Análise de Conteúdo. Utiliza como referenciais teóricos o conceito de aprendizagem, de Vigotski, o conceito educação escolar para a classe trabalhadora, proposto por Libâneo, e o de educação emancipatória, de Freire, para embasar as nossas discussões. Ao longo do presente trabalho confirmamos a nossa hipótese inicial de que o método de ensino tradicional encontra-se saturado e precisa dar espaço para a utilização de novas propostas de ensino, propostas essas que modifiquem a relação professor-aluno na sala de aula. Neste caso, defende-se que o aluno seja sujeito ativo do seu processo de aprendizagem. Mediante a pesquisa realizada, verificamos que o Teatro e a Sala de Aula Invertida são capazes de alterarem essa relação, contribuindo positivamente em diversas áreas do desenvolvimento humano.pt_BR
dc.format.extent35pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relation.ispartof-pt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEducação. Médodo tradicional. Metodologias ativas. Teatro. Sala de aula invertida.pt_BR
dc.titleEm busca do lúdico na educação técnica profissionalizante : a prática do teatro e da sala de aula invertida como metodologias alternativas ao método tradicionalpt_BR
dc.typetrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.publisher.localSanta Teresa-ESpt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santopt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Santa_Teresapt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record