Em busca do lúdico na educação técnica profissionalizante : a prática do teatro e da sala de aula invertida como metodologias alternativas ao método tradicional

Santos, Marcelo Monteiro ; Lacerda, Elcio das Graças (2020-11)

artigo

Este estudo tem como objetivo analisar a eficácia da implementação de duas metodologias ativas de ensino, o Teatro e a Sala de Aula Invertida. A metodologia utilizada é a proposta de um estudo de caso. O método de análise dos dados obtidos está vinculado ao método proposto por Laurance Bardin, em Análise de Conteúdo. Utiliza como referenciais teóricos o conceito de aprendizagem, de Vigotski, o conceito educação escolar para a classe trabalhadora, proposto por Libâneo, e o de educação emancipatória, de Freire, para embasar as nossas discussões. Ao longo do presente trabalho confirmamos a nossa hipótese inicial de que o método de ensino tradicional encontra-se saturado e precisa dar espaço para a utilização de novas propostas de ensino, propostas essas que modifiquem a relação professor-aluno na sala de aula. Neste caso, defende-se que o aluno seja sujeito ativo do seu processo de aprendizagem. Mediante a pesquisa realizada, verificamos que o Teatro e a Sala de Aula Invertida são capazes de alterarem essa relação, contribuindo positivamente em diversas áreas do desenvolvimento humano.


Collections: