O uso da realidade virtual e de jogos no ensino de ciências: uma sequência didática desenvolvida com estudantes do ensino fundamental
tcc
In the educational context, the combination of Digital Information and Communication Technologies (DICT) with traditional resources has the potential to enrich the teaching and learning process. This qualitative research aimed to develop and implement a didactic sequence (DS) that combines traditional resources, such as chalkboards, markers, and textbooks, with innovative technological tools, such as Virtual Reality (VR) and the interactive gaming platform Kahoot, to promote learning about Brazilian biomes among 7th-grade students in Venda Nova do Imigrante - ES. The didactic sequence was structured into three main stages: (1) Introduction to the topic, using lectures and guided discussions to contextualize Brazilian biomes; (2) Interactive exploration, utilizing VR for virtual visits to a Brazilian biome, providing practical immersion; and (3) Consolidation and assessment, applying quizzes on Kahoot to review and reinforce content in a playful way. The results showed that this diversified approach significantly increased students' engagement and understanding, fostering a more dynamic, interactive, and effective learning experience. Thus, the combination of traditional and digital methods proved to be a valuable strategy for enriching the educational experience and encouraging student collaboration and autonomy.
No contexto educacional, a combinação de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) com recursos tradicionais tem o potencial de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo desenvolver e aplicar uma sequência didática (SD) que alia recursos tradicionais, como quadro, pincel e livro didático, a ferramentas tecnológicas inovadoras, como a Realidade Virtual (RV) e a plataforma de jogos interativos Kahoot, para promover a aprendizagem sobre os biomas brasileiros entre alunos do 7º ano do ensino fundamental, em Venda Nova do Imigrante - ES. A sequência didática foi estruturada em três etapas principais: (1) Introdução ao tema, com o uso de aula expositiva e discussões guiadas para contextualizar os biomas brasileiros; (2) Exploração interativa, utilizando a RV para visitas virtuais a um bioma brasileiro, proporcionando uma imersão prática; e (3) Consolidação e avaliação, com a aplicação de quizzes no Kahoot, promovendo a revisão e o reforço do conteúdo de forma lúdica. Os resultados demonstraram que essa abordagem diversificada aumentou significativamente o engajamento e a compreensão dos alunos, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica, interativa e eficaz. Assim, a combinação de métodos tradicionais e digitais revelou-se uma estratégia valiosa para enriquecer a experiência educacional e incentivar a colaboração e a autonomia dos estudantes.
Redes Sociais