A educação ambiental como prática transformadora no ensino da geografia : um estudo de caso na escola municipal de ensino fundamental “Irmã Adelaide Bertocchi”

Lopes, Natha Bruno Moreira (2020-12-01)

tcc

Considerando a Educação Ambiental e o seu caráter interdisciplinar na escola, o presente estudo objetivou compreender a percepção dos estudantes em relação ao conceito de meio ambiente e as contribuições do Ensino da Geografia para a Educação Ambiental no Ensino Fundamental – Anos Finais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida com base na análise do levantamento bibliográfico e um questionário semi-estruturado aplicado aos estudantes do 9º ano ensino fundamental, da escola EMEF Irma Adelaide Bertoch, localizada no município de São Gabriel da Palha – ES. Posteriormente, os dados obtidos foram problematizados e relacionados ao levantamento bibliográfico. Desse modo, foi possível refletir sobre a Educação Ambiental desenvolvida em sala de aula e sua aplicação no cotidiano dos estudantes. O estudo demonstrou, que a Educação Ambiental têm sido trabalhada em todas as disciplinas, em especial pela Geografia, numa corrente humanística problematizadora, e pelas Ciências, porém de forma isolada. Observou-se também que os entrevistados não se percebem como parte integrante do meio ambiente, embora se percebam como agentes causadores de impactos. Assim, acreditamos na importância de se trabalhar a temática ambiental em sala, preferencialmente de forma interdisciplinar, com vistas a mudança de comportamento e consequentemente da realidade.


Collections: