A educação ambiental como prática transformadora no ensino da geografia : um estudo de caso na escola municipal de ensino fundamental “Irmã Adelaide Bertocchi”

Lopes, Natha Bruno Moreira (2020)

Trabalho de conclusão de curso

Considerando a Educação Ambiental e o seu caráter interdisciplinar na escola, o presente estudo objetivou compreender a percepção dos estudantes em relação ao conceito de meio ambiente e as contribuições do Ensino da Geografia para a Educação Ambiental no Ensino Fundamental – Anos Finais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida com base na análise do levantamento bibliográfico e um questionário semi-estruturado aplicado aos estudantes do 9º ano ensino fundamental, da escola EMEF Irma Adelaide Bertoch, localizada no município de São Gabriel da Palha – ES. Posteriormente, os dados obtidos foram problematizados e relacionados ao levantamento bibliográfico. Desse modo, foi possível refletir sobre a Educação Ambiental desenvolvida em sala de aula e sua aplicação no cotidiano dos estudantes. O estudo demonstrou, que a Educação Ambiental têm sido trabalhada em todas as disciplinas, em especial pela Geografia, numa corrente humanística problematizadora, e pelas Ciências, porém de forma isolada. Observou-se também que os entrevistados não se percebem como parte integrante do meio ambiente, embora se percebam como agentes causadores de impactos. Assim, acreditamos na importância de se trabalhar a temática ambiental em sala, preferencialmente de forma interdisciplinar, com vistas a mudança de comportamento e consequentemente da realidade.

Considering environmental education and its interdisciplinary character in school, this study aimed to understand the perception of students in relation to the concept contributions of geography teaching for Environmental Education in Elementary School - Final Years. This is a qualitative research, developed based on the analysis of the bibliographic survey and a semi-structured questionnaire applied to students in the 9th grade of elementary school, of the school EMEF Irma Adelaide Bertoch, located in the municipality of São Gabriel da Palha – ES. Subsequently, the data obtained were problematized and related to the bibliographic survey. Thus, it was possible to reflect on Environmental Education developed in the classroom and its application in the daily lives of students. The study showed that Environmental Education has been worked on in all disciplines, especially Geography, in a problematizing humanistic current, and Science, but in isolation. It was also observed that the interviewees do not perceive themselves as part of the environment, although they perceive themselves as impactcausing. Thus, we believe in the importance of working on the environmental theme in the classroom, preferably in an interdisciplinary way, with a view to changing behavior and consequently reality.