dc.contributor.advisor | Piontkovsky, Danielle | |
dc.contributor.author | Garcia, Sabrina Poloni | |
dc.date.accessioned | 2020-12-07T14:22:22Z | |
dc.date.available | 2020-12-07T14:22:22Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | GARCIA, Sabrina Poloni. Sobre as produções curriculares dos jovens do ensino médio integrado: aproximações dos processos formativos no cotidiano escolar. 2020. 208 f. Dissertação (Mestrado em PROFEPT) - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020. Disponível em: <http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001b/00001b0f.pdf>. Acesso em: 23 out. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/677 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Neste estudo realizado junto aos jovens do ensino médio integrado ao profissional, buscamos evidenciar fragmentos das teorias-práticas e das produções curriculares no espaço-tempo escolar. Ressaltamos a força criadora dos jovens enquanto sujeitos praticantes dos cotidianos, destacando seu protagonismo na produção de saberes no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Utilizamos as contribuições teórico-metodológicas das pesquisas com o cotidiano produzindo os dados por meio de entrevistas e, de modo especial, com as imagens-narrativas, conversas e vivências nesse cotidiano. As teorizações são baseadas, principalmente, nos pressupostos de FRIGOTTO, CIAVATA e RAMOS (2005), SAVIANI (2003, 2007), DAYRELL (1996, 2003, 2014), CARRANO (2000, 2003), HALL (1997, 2016), CERTEAU (1994, 1995, 1996), OLIVEIRA (2003, 2005, 2012), FERRAÇO (2005, 2007, 2012) e ALVES (2002, 2008), dialogando com as diferentes juventudes e os modos de criação curricular vividos no contexto de sua formação. As produções curriculares dos jovens são compartilhadas na forma de Blog, considerado como produto educacional da pesquisa. A partir da investigação realizada, apostamos na condição dos jovens como produtores de currículos, compreendendo os cotidianos como espaços-tempos potentes de invenções. Defendemos, sobretudo, a proposta de formação integral, no contexto da educação profissional, como possibilidade para esses jovens participarem do mundo do trabalho de maneira crítica, autônoma e cidadã e não apenas como futuros agentes econômicos. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: In this study carried out with young people from high school integrated with professional, we seek to evidence fragments of the theories-practices and curricular productions in the school space-time. We emphasize the creative force of young people as subjects who practice everyday life, highlighting their role in the production of knowledge in the context of Professional and Technological Education. We use the theoretical-methodological contributions of research with daily life, producing data through interviews and, in a special way, with narrative images, conversations and experiences in this daily life. Theorizations are based mainly on the assumptions of FRIGOTTO, CIAVATA and RAMOS (2005), SAVIANI (2003, 2007), DAYRELL (1996, 2003, 2014), CARRANO (2000, 2003), HALL (1997, 2016), CERTEAU (1994, 1995, 1996), OLIVEIRA (2003, 2005, 2012), FERRAÇO (2005, 2007, 2012) and ALVES (2002, 2008), dialoguing with the different youths and the curricular creation modes experienced in the context of their education. The curricular productions of young people are shared in the form of a Blog, considered as an educational research product. Based on the research carried out, we bet on the condition of young people as curriculum producers, understanding everyday life as powerful space-times for inventions. We defend, above all, the proposal of integral training, in the context of professional education, as a possibility for these young people to participate in the world of work in a critical, autonomous and citizen way and not only as future economic agents. | pt_BR |
dc.format.extent | 208 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio integrado | pt_BR |
dc.subject | Jovens | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Cotidianos | pt_BR |
dc.title | Sobre as produções curriculares dos jovens do ensino médio integrado: aproximações dos processos formativos no cotidiano escolar | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Vila Velha (UVV) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | http://lattes.cnpq.br/7361738031125276 | |
dc.identifier.capes | 30004012074P8 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino | pt_BR |
ifes.researchArea | Gestão e Organização dos Espaços Pedagógicos em EPT | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/4709365241426340 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Educação Profissional e Tecnológica | |
dc.contributor.member | Pinto, Antônio Henrique | |
dc.contributor.member | Gomes, Maria Regina Lopes | |
dc.contributor.member | Nunes, Kezia Rodrigues | |
dc.contributor.member | Piontkovsky, Danielle | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/1422316224223725 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0003-0824-5275 | pt_BR |
Redes Sociais