Show simple item record

Sobre as produções curriculares dos jovens do ensino médio integrado: aproximações dos processos formativos no cotidiano escolar

dc.contributor.advisorPiontkovsky, Danielle
dc.contributor.authorGarcia, Sabrina Poloni
dc.date.accessioned2020-12-07T14:22:22Z
dc.date.available2020-12-07T14:22:22Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationGARCIA, Sabrina Poloni. Sobre as produções curriculares dos jovens do ensino médio integrado: aproximações dos processos formativos no cotidiano escolar. 2020. 208 f. Dissertação (Mestrado em PROFEPT) - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020. Disponível em: <http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001b/00001b0f.pdf>. Acesso em: 23 out. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/677
dc.description.abstractRESUMO: Neste estudo realizado junto aos jovens do ensino médio integrado ao profissional, buscamos evidenciar fragmentos das teorias-práticas e das produções curriculares no espaço-tempo escolar. Ressaltamos a força criadora dos jovens enquanto sujeitos praticantes dos cotidianos, destacando seu protagonismo na produção de saberes no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Utilizamos as contribuições teórico-metodológicas das pesquisas com o cotidiano produzindo os dados por meio de entrevistas e, de modo especial, com as imagens-narrativas, conversas e vivências nesse cotidiano. As teorizações são baseadas, principalmente, nos pressupostos de FRIGOTTO, CIAVATA e RAMOS (2005), SAVIANI (2003, 2007), DAYRELL (1996, 2003, 2014), CARRANO (2000, 2003), HALL (1997, 2016), CERTEAU (1994, 1995, 1996), OLIVEIRA (2003, 2005, 2012), FERRAÇO (2005, 2007, 2012) e ALVES (2002, 2008), dialogando com as diferentes juventudes e os modos de criação curricular vividos no contexto de sua formação. As produções curriculares dos jovens são compartilhadas na forma de Blog, considerado como produto educacional da pesquisa. A partir da investigação realizada, apostamos na condição dos jovens como produtores de currículos, compreendendo os cotidianos como espaços-tempos potentes de invenções. Defendemos, sobretudo, a proposta de formação integral, no contexto da educação profissional, como possibilidade para esses jovens participarem do mundo do trabalho de maneira crítica, autônoma e cidadã e não apenas como futuros agentes econômicos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: In this study carried out with young people from high school integrated with professional, we seek to evidence fragments of the theories-practices and curricular productions in the school space-time. We emphasize the creative force of young people as subjects who practice everyday life, highlighting their role in the production of knowledge in the context of Professional and Technological Education. We use the theoretical-methodological contributions of research with daily life, producing data through interviews and, in a special way, with narrative images, conversations and experiences in this daily life. Theorizations are based mainly on the assumptions of FRIGOTTO, CIAVATA and RAMOS (2005), SAVIANI (2003, 2007), DAYRELL (1996, 2003, 2014), CARRANO (2000, 2003), HALL (1997, 2016), CERTEAU (1994, 1995, 1996), OLIVEIRA (2003, 2005, 2012), FERRAÇO (2005, 2007, 2012) and ALVES (2002, 2008), dialoguing with the different youths and the curricular creation modes experienced in the context of their education. The curricular productions of young people are shared in the form of a Blog, considered as an educational research product. Based on the research carried out, we bet on the condition of young people as curriculum producers, understanding everyday life as powerful space-times for inventions. We defend, above all, the proposal of integral training, in the context of professional education, as a possibility for these young people to participate in the world of work in a critical, autonomous and citizen way and not only as future economic agents.pt_BR
dc.format.extent208 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEnsino médio integradopt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectCotidianospt_BR
dc.titleSobre as produções curriculares dos jovens do ensino médio integrado: aproximações dos processos formativos no cotidiano escolarpt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Vila Velha (UVV)pt_BR
dc.identifier.latteshttp://lattes.cnpq.br/7361738031125276
dc.identifier.capes30004012074P8pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsinopt_BR
ifes.researchAreaGestão e Organização dos Espaços Pedagógicos em EPTpt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4709365241426340pt_BR
ifes.course.underposgraduateEducação Profissional e Tecnológica
dc.contributor.memberPinto, Antônio Henrique
dc.contributor.memberGomes, Maria Regina Lopes
dc.contributor.memberNunes, Kezia Rodrigues
dc.contributor.memberPiontkovsky, Danielle
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/1422316224223725pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0824-5275pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record