dc.contributor.advisor | Piontkovsky, Danielle | |
dc.contributor.author | Braga, Theophilo Rosa Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2020-11-25T11:56:25Z | |
dc.date.available | 2020-11-25T11:56:25Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | BRAGA, Theophilo Rosa Rodrigues. A integração curricular e a atuação do pedagogo no contexto do ensino médio integrado. 2020. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/671 | |
dc.description.abstract | RESUMO: A presente pesquisa, realizada com apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC-MEC), tem como objetivo geral analisar as contribuições do pedagogo para a integração curricular do Curso Técnico em Aquicultura Integrado ao Ensino Médio do Ifes - Campus Piúma. Para tanto, utiliza as contribuições teórico-metodológicas da pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, exploratório e de campo. A produção de dados ocorre por meio de procedimentos como observação do cotidiano escolar, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas que subsidiam a construção e as análises do texto final, bem como a criação do produto educacional. Os sujeitos da pesquisa são pedagogos e professores do citado curso. A base teórica central da pesquisa assenta-se na produção de Manacorda (2007) em que teoriza sobre “trabalho e pedagogia” e “omnilateralidade”, assim como nas de Frigotto (2018), Ciavatta (2012) e Libâneo (2010) sobre “pedagogia e pedagogos”, na de Gramsci (1991, 2001) sobre “Escola Unitária”, na de Fazenda (2008, 2011) sobre os “processos educativos interdisciplinares” e nas de Ramos (2008) e Libâneo (2010) acerca dos “processos de integração curricular”. O resultado apresentado é um diagnóstico do trabalho pedagógico do pedagogo e de sua atuação face à necessidade da integração curricular. A pesquisa apresenta ainda um “Guia de Estudo” construído como produto educacional em que são apontadas articulações teórico-práticas e orientações quanto às possibilidades de integração curricular para escolas ofertantes de ensino médio integrado. | pt_BR |
dc.format.extent | 155 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Pedagogos | pt_BR |
dc.subject | Integração Curricular | pt_BR |
dc.title | A integração curricular e a atuação do pedagogo no contexto do ensino médio integrado | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Vila Velha (UVV) | pt_BR |
dc.contributor.institution | Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/5490027323879063 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Piuma | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012074P8 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Educação Profissional e Tecnológica - EPT | pt_BR |
ifes.researchArea | Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Educação Profissional e Tecnológica | |
dc.contributor.member | Piontkovsky, Danielle | |
dc.contributor.member | Pinto, Antonio Henrique | |
dc.contributor.member | Pereira, Dulcimar | |
dc.contributor.member | Costa, Maria Adélia da | |
Redes Sociais