Show simple item record

A integração curricular e a atuação do pedagogo no contexto do ensino médio integrado

dc.contributor.advisorPiontkovsky, Danielle
dc.contributor.authorBraga, Theophilo Rosa Rodrigues
dc.date.accessioned2020-11-25T11:56:25Z
dc.date.available2020-11-25T11:56:25Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationBRAGA, Theophilo Rosa Rodrigues. A integração curricular e a atuação do pedagogo no contexto do ensino médio integrado. 2020. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/671
dc.description.abstractRESUMO: A presente pesquisa, realizada com apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC-MEC), tem como objetivo geral analisar as contribuições do pedagogo para a integração curricular do Curso Técnico em Aquicultura Integrado ao Ensino Médio do Ifes - Campus Piúma. Para tanto, utiliza as contribuições teórico-metodológicas da pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, exploratório e de campo. A produção de dados ocorre por meio de procedimentos como observação do cotidiano escolar, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas que subsidiam a construção e as análises do texto final, bem como a criação do produto educacional. Os sujeitos da pesquisa são pedagogos e professores do citado curso. A base teórica central da pesquisa assenta-se na produção de Manacorda (2007) em que teoriza sobre “trabalho e pedagogia” e “omnilateralidade”, assim como nas de Frigotto (2018), Ciavatta (2012) e Libâneo (2010) sobre “pedagogia e pedagogos”, na de Gramsci (1991, 2001) sobre “Escola Unitária”, na de Fazenda (2008, 2011) sobre os “processos educativos interdisciplinares” e nas de Ramos (2008) e Libâneo (2010) acerca dos “processos de integração curricular”. O resultado apresentado é um diagnóstico do trabalho pedagógico do pedagogo e de sua atuação face à necessidade da integração curricular. A pesquisa apresenta ainda um “Guia de Estudo” construído como produto educacional em que são apontadas articulações teórico-práticas e orientações quanto às possibilidades de integração curricular para escolas ofertantes de ensino médio integrado.pt_BR
dc.format.extent155 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.subjectIntegração Curricularpt_BR
dc.titleA integração curricular e a atuação do pedagogo no contexto do ensino médio integradopt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Vila Velha (UVV)pt_BR
dc.contributor.institutionCentro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5490027323879063pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Piumapt_BR
dc.identifier.capes30004012074P8pt_BR
ifes.knowledgeAreaEducação Profissional e Tecnológica - EPTpt_BR
ifes.researchAreaPráticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)pt_BR
ifes.course.underposgraduateEducação Profissional e Tecnológica
dc.contributor.memberPiontkovsky, Danielle
dc.contributor.memberPinto, Antonio Henrique
dc.contributor.memberPereira, Dulcimar
dc.contributor.memberCosta, Maria Adélia da


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record