dc.contributor.advisor | Pirola, André Luiz Bis | |
dc.contributor.author | França, Leandro Santos de | |
dc.date.accessioned | 2020-11-20T15:00:08Z | |
dc.date.available | 2020-11-20T15:00:08Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | França, Leandro Santos de. O ensino de geografia : possibilidades e desafios na percepção dos professores e alunos da escola municipal de ensino fundamental “Bom Sucesso”. 2019. 494 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Coordenadoria de Graduação em Licenciatura plena em Geografia, Instituto Federal do Espírito Santo, Nova Venécia, 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/669 | |
dc.description.abstract | A presente monografia tem como objetivo apresentar os resultados da análise
investigativa e reflexiva sobre a metodologia de ensino dos professores e a
consequente percepção dos alunos, realizada na Escola Municipal de Ensino
Fundamental Bom Sucesso, localizada no município de São Mateus – ES. Como
procedimentos metodológicos, foram realizadas, a aplicação de questionário misto
para cinco alunos de quatro turmas do 6°, 7°, 8° e 9° anos, totalizando o número de
20 entrevistados, com questões abertas para os dois professores, sujeitos da
pesquisa, que permitiram a observação participante de cinco aulas de cada um deles.
Para a observação participante utilizou-se um diário de campo onde foram registrados:
a metodologia, o tempo de cada atividade ou técnica, a capacidade de argumentação
mediante perguntas, a reação do professor diante de situações de indisciplina, a
participação e o comportamento dos alunos. A partir do que procurou-se sistematizar
o processo de ensino e de aprendizagem, partindo-se das vivências acumuladas e
que vinculam ensinante-aprendente, que pode contribuir para a construção de prática
pedagógica mais produtiva para ambos. Para análise dos dados produzidos foi
utilizada a Análise de Conteúdo. Os dados coletados permitiram concluir que os
professores têm se esforçado para promover aprendizagem significativa nos alunos,
mas enfrentam problemas de estrutura e burocráticos que, na maioria das vezes,
dificultam superar o modelo tradicional de ensino, e, os alunos gostam de Geografia,
mas apontam a necessidade de técnicas mais dinâmicas como atividades extraclasse,
aulas de campo, vídeos e maior uso de tecnologias da informação. | pt_BR |
dc.description.abstract | This monograph aims to present the results of the investigative an reflexive analypsis
on the teaching methodology of teachers and the consequent perception of students,
held at the municipal school of elementary education Bom Sucesso, located in the
municipality of São Mateus-ES. The methodology odopled was the application of a
mixed questionnaire for live students of four clases of 6th, 7th, 8th ande 9th, totaling
the number of 20 interviewees, years and with discursive questions for the two
teachers, subjectsof the research, whick allowed the participant observation of Five
classes of each of them. For participant observation, we used a Field diary where they
were registered: the methodology, the time of each activity or technique, the capacity
of argumentation by questions, the tearcher´s reaction to situations of indiscipline, the
participation and behavior of the students. From what was sought to systate the
process of teaching and learning, starting from the accumulated experiences and
linking teacher-learner, which can contribute to the construction of more productive
pedagogical practice for both. Content analysis was used to analyse the data
produced. The data collected allowed us to conclude that the teachers have
endeavored to promote meaningful learning in students, but they face structural and
bureaucratic problems that, mosto f time they make it difficult to overcome the
traditional teaching model, and students like geography but point to the need for more
dynamic techniques such as extraclasses activities, Field classes, vídeos and greater
use of information Technologies. | |
dc.format.extent | 47 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_restrito | pt_BR |
dc.subject | Ensinante-aprendente | pt_BR |
dc.subject | Geografia - prática e ensino | pt_BR |
dc.subject | Geografia - metodologia | pt_BR |
dc.title | O ensino de geografia : possibilidades e desafios na percepção dos professores e alunos da escola municipal de ensino fundamental “Bom Sucesso”, município de São Mateus – ES | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Nova Venécia | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Nova_Venecia | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/1295569818802518 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus Nova Venécia | pt_BR |
dc.contributor.member | SACRAMENTO, WEVERTON PEREIRA DO | |
dc.contributor.member | OLIOZI, JAQUELINE | |
dc.contributor.member | SANTOS, JULIO DE SOUZA | |
Redes Sociais