O ensino de geografia : possibilidades e desafios na percepção dos professores e alunos da escola municipal de ensino fundamental “Bom Sucesso”, município de São Mateus – ES
tcc
A presente monografia tem como objetivo apresentar os resultados da análise investigativa e reflexiva sobre a metodologia de ensino dos professores e a consequente percepção dos alunos, realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Sucesso, localizada no município de São Mateus – ES. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas, a aplicação de questionário misto para cinco alunos de quatro turmas do 6°, 7°, 8° e 9° anos, totalizando o número de 20 entrevistados, com questões abertas para os dois professores, sujeitos da pesquisa, que permitiram a observação participante de cinco aulas de cada um deles. Para a observação participante utilizou-se um diário de campo onde foram registrados: a metodologia, o tempo de cada atividade ou técnica, a capacidade de argumentação mediante perguntas, a reação do professor diante de situações de indisciplina, a participação e o comportamento dos alunos. A partir do que procurou-se sistematizar o processo de ensino e de aprendizagem, partindo-se das vivências acumuladas e que vinculam ensinante-aprendente, que pode contribuir para a construção de prática pedagógica mais produtiva para ambos. Para análise dos dados produzidos foi utilizada a Análise de Conteúdo. Os dados coletados permitiram concluir que os professores têm se esforçado para promover aprendizagem significativa nos alunos, mas enfrentam problemas de estrutura e burocráticos que, na maioria das vezes, dificultam superar o modelo tradicional de ensino, e, os alunos gostam de Geografia, mas apontam a necessidade de técnicas mais dinâmicas como atividades extraclasse, aulas de campo, vídeos e maior uso de tecnologias da informação.
This monograph aims to present the results of the investigative an reflexive analypsis on the teaching methodology of teachers and the consequent perception of students, held at the municipal school of elementary education Bom Sucesso, located in the municipality of São Mateus-ES. The methodology odopled was the application of a mixed questionnaire for live students of four clases of 6th, 7th, 8th ande 9th, totaling the number of 20 interviewees, years and with discursive questions for the two teachers, subjectsof the research, whick allowed the participant observation of Five classes of each of them. For participant observation, we used a Field diary where they were registered: the methodology, the time of each activity or technique, the capacity of argumentation by questions, the tearcher´s reaction to situations of indiscipline, the participation and behavior of the students. From what was sought to systate the process of teaching and learning, starting from the accumulated experiences and linking teacher-learner, which can contribute to the construction of more productive pedagogical practice for both. Content analysis was used to analyse the data produced. The data collected allowed us to conclude that the teachers have endeavored to promote meaningful learning in students, but they face structural and bureaucratic problems that, mosto f time they make it difficult to overcome the traditional teaching model, and students like geography but point to the need for more dynamic techniques such as extraclasses activities, Field classes, vídeos and greater use of information Technologies.
Redes Sociais