Ensino híbrido na Educação Profissional e Tecnológica como possibilidade didática na formação crítica do aluno

Seibel, Míriam Klitzke (2020)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Esta dissertação versa sobre o Ensino Híbrido e as metodologias ativas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), visando assegurar a promoção de um ensino omnilateral. O objetivo geral foi produzir, empregar e avaliar uma proposta de intervenção pedagógica, de caráter formativo, fundamentada nas metodologias ativas e no ensino híbrido, visando identificar suas potencialidades. Como caminhos metodológicos, optou-se pelos pressupostos da pesquisa aplicada, em uma abordagem qualitativa, por meio de uma intervenção pedagógica que foi desenvolvida com doze professores da Educação Profissional da Rede Pública Estadual do Espírito Santo, vinculados a Superintendência Regional de Afonso Cláudio. A pesquisa foi concretizada no período de dezembro de 2019 a maio de 2020, por meio: da análise documental; um questionário inicial de diagnóstico; um questionário final avaliativo do produto; a observação; e a realização de cinco encontros formativos híbridos, sendo dois presenciais e três por meio de webinários. Com o resultado do primeiro questionário, apuraram-se informações sobre o perfil dos professores e suas práticas de ensino usuais, além de seus interesses e aspirações sobre o tema. Este levantamento inicial, também permitiu a elaboração do produto dessa pesquisa, o “Guia Prático-Pedagógico: um subsídio para professores no planejamento de práticas educativas sobre a égide do Ensino Híbrido”. Este guia foi aplicado como Roteiro nos encontros Formativos, tendo como base epistemológica os seguintes conceitos: formação integral; metodologias ativas; ensino híbrido e sugestões práticas com recursos digitais. Os resultados desta pesquisa cooperam para o desenvolvimento da literatura sobre a EPT e o ensino híbrido, na medida em que produzem um material de apoio pedagógico teórico-prático para auxiliar nosso público-alvo, na elaboração e aplicação de estratégicas didáticas inovadoras. A pesquisa constatou também que os professores participantes dos encontros formativos se apropriaram dos conteúdos necessários para o desenvolvimento de novas proposições metodológicas em suas práticas educativas, com a incorporação das metodologias ativas e ensino híbrido em seu cardápio de possibilidades didáticas, fortalecendo as estratégias de ensino na EPT para a efetivação da formação omnilateral.

ABSTRACT: This dissertation deals with Hybrid Teaching and active methodologies in Vocational and Technological Education (EFA), aiming to ensure the promotion of omnilateral teaching. The general objective was to produce, employ and evaluate a pedagogical intervention proposal, of a formative character, based on active methodologies and hybrid teaching, aiming to identify its potential. As methodological paths, we opted for the assumptions of applied research, in a qualitative approach, through a pedagogical intervention that was developed with twelve teachers of Professional Education from the State Public Network of Espírito Santo, linked to the Regional Superintendence of Afonso Cláudio. The research was carried out from December 2019 to May 2020, through: document analysis; an initial diagnostic questionnaire; a final questionnaire evaluating the product; observation; and the realization of five hybrid training meetings, two in person and three through web seminars. With the result of the first questionnaire, information was obtained on the profile of teachers and their usual teaching practices, in addition to their interests and aspirations on the topic. This initial survey also allowed the elaboration of the product of this research, the “Practical-Pedagogical Guide: a subsidy for teachers in the planning of educational practices on the aegis of Hybrid Teaching”. This guide was applied as a Roadmap in Formative meetings, having the following concepts as an epistemological basis: integral formation; active methodologies; hybrid teaching and practical suggestions with digital resources. The results of this research cooperate for the development of literature on EFA and hybrid teaching, as they produce theoretical and practical pedagogical support material to assist our target audience in the development and application of innovative teaching strategies. The research also found that the teachers participating in the formative meetings appropriated the necessary contents for the development of new methodological proposals in their educational practices, with the incorporation of active methodologies and hybrid teaching in their menu of didactic possibilities, strengthening the teaching strategies in the EPT for the realization of omnilateral formation.


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