Ciências Humanas
Navegar por
Submissões recentes
-
A Inclusão de estudantes com autismo na educação infantil: acesso ao currículo no Brasil
(Cariacica, 2024)RESUMO: O artigo investiga a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil no Brasil, problematizando as tendências atuais, as lacunas no conhecimento e as oportunidades para práticas ...
-
Metodologias ativas e Base Nacional Comum Curricular na relação ensino aprendizagem
(Cariacica, 2024)Este artigo apresenta sobre as maneiras de implementação das metodologias ativas na à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), criando um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e envolvente. Essas metodologias promovem o ...
-
A relevância da ética na formação de alunos em contato com as TICS
(Serra, 2015)RESUMO: Esta pesquisa aborda o papel da ética na utilização das tecnologias de informação nas escolas. A formação e a atuação de professores para o uso das tecnologias na Educação é um processo que une o domínio dos recursos ...
-
Estabelecendo relações entre as teorias de currículo e a constituição da identidade docente
(Cariacica, 2024)RESUMO: O presente trabalho analisa as relações entre as teorias de currículo e a constituição da identidade docente, enfatizando como essas perspectivas interagem no contexto da formação e atuação do professor. Partindo ...
-
A Implementação do Plano Educacional Diferenciado Para a Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais
(Cariacica, 2024)RESUMO:O presente trabalho aborda a prática do Plano Educacional Individualizado (PEI) atrelado ao DUA (Desenho Universal para Aprendizagem), como forma de inserir as diferentes formas de aprendizagem no ambiente escolar, ...
-
Literatura indígena: uma política de inclusão na educação
(Cariacica, 2024)Resumo: Esta pesquisa trata dos efeitos que o Movimento Indígena provocou na literatura destinada ao público mais jovem, visto que ampliou sensivelmente o número de obras assinadas por autores indígenas, principalmente ...
-
As implicações do PAES na alfabetização das escolas públicas da rede municipal de Serra - ES
(Cariacica, 2024)RESUMO: Este artigo discute as implicações do Programa Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) na alfabetização de escolas públicas municipais de Serra-ES. Com uma abordagem qualitativa, documental, analisa leis ...
-
Aplicação da alfabetização científica no currículo de ciências para a educação de jovens e adultos: estudo de literatura
(Cariacica, 2024)O presente estudo investiga a alfabetização científica na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de uma revisão bibliográfica. A pesquisa busca mapear a produção científica sobre o tema, identificando períodos de maior ...
-
O Currículo Capixaba: da concepção à prática educacional
(Cariacica, 2024)RESUMO: O estudo contribui para a discussão sobre a importância do currículo como ferramenta de transformação educacional e seu impacto no processo de ensino-aprendizagem no território Capixaba. Considerando as principais ...
-
Caracterização educacional de um museu de ciência, ao longo do tempo
(Vila Velha, 2024)Os estudos sobre educação não-formal e sua relação com museus de ciência têm crescido no Brasil. Este trabalho tem como objetivo caracterizar a visão educacional do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão (MBML) ao longo de ...
-
A implementação da Educação Especial no currículo escolar: um estudo crítico do Projeto Político Pedagógico em uma escola pública do Espírito Santo
(Cariacica, 2024)RESUMO: Este estudo analisa criticamente a implementação da Educação Especial no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola CEEFMTI Washington Pinheiro Meirelles, no Espírito Santo. O objetivo principal é avaliar a ...
-
O currículo do Espirito Santo anos iniciais: como a diversidade é apresentada dentro do contexto das relações étnicos-raciais
(Cariacica, 2024)Este artigo tem o objetivo de analisar o currículo do Espírito Santo no que tange a diversidade étnico racial nos anos iniciais do ensino fundamental, buscando compreender se esse tema é tratado de forma aprofundada ou ...
-
Narrativas de ERER na formação continuada de professores(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental: diálogos e possibilidades em artigos selecionados da CAPES (2019-2023)
(Cariacica, 2024)RESUMO: A educação básica tem na figura do/da docente um dos/das principais potencializadores(as) de ações de ERER no dia a dia da escola. O seu trato pedagógico é um importante meio de disseminar ações que busquem ...
-
O aumento de matrículas de alunos da educação especial no ensino básico e a necessidade da construção de um currículo inclusivo
(Cariacica, 2024)Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o currículo e o processo inclusivo diante do aumento no número de matrículas de alunos da educação especial na educação básica. Nesse sentido, inicialmente, identifica-se o ...
-
Educação inclusiva e o currículo Capixaba: como fomentar espaços de inclusão nos ambientes escolares
(Cariacica, 2024)O presente artigo discute o conceito de educação inclusiva, enfatizando sua relevância nas últimas décadas, fundamentado na premissa de que todos os alunos, independentemente de suas características individuais, têm o ...
-
Projeto de vida: base conceitual e implementação nas escolas de tempo integral
(Cariacica, 2024)Este artigo busca compreender qual a base conceitual que vem sendo adotada e implementada nas Unidades Escolares que ofertam o Tempo Integral, em relação ao desenvolvimento do trabalho pedagógico inerente ao componente ...
-
Currículo: uma construção conjunta!
(Cariacica, 2024)RESUMO: O objetivo de interesse de desenvolvimento do artigo foi a análise da construção do currículo favorecendo o direito do educando ao conhecimento, analisando as novas práticas escolares, levando em conta as necessidades ...
-
Análise das políticas de inclusão digital nas escolas brasileiras
(Cariacica, 2024)RESUMO: Este estudo investiga a inclusão digital nas instituições de ensino do Brasil após a pandemia, com foco na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como recurso pedagógico para expandir o acesso ...
-
Formação continuada de professores para o uso de tecnologias digitais no contexto da política nacional de educação digital
(Cariacica, 2024)Resumo: Esta pesquisa insere-se no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Ensino na Educação Básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus Cariacica. O objetivo é investigar ...
-
Diversidade de ensino na BNCC: desafios e possibilidades para o ensino-aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental
(Cariacica, 2024)RESUMO: O artigo aborda a diversidade de ensino na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfocando os desafios e as possibilidades para o processo de ensino-aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental. Os estudantes ...
Redes Sociais