Ciências Humanas
Envíos recientes
-
Ações colaborativas entre família e escola: aspectos determinantes para o desempenho acadêmico dos estudantes públicos da educação especial inclusiva
(Vitória, 2024-12-11)O presente trabalho explora a influência das ações colaborativas entre família e escola no desempenho acadêmico dos estudantes da Educação Especial Inclusiva, com foco na análise dos níveis de frequência escolar e o impacto ...
-
Práticas pedagógicas, língua portuguesa e ensino médio: estudo de revisão
(Vitória, 2024-12-10)Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica de trabalhos disponibilizados no Portal de Periódicos da Capes no período de 2005 a 2025. Possui como objetivo principal identificar e analisar estudos que abordam as ...
-
Educação e memória coletiva no campo: um estudo bibliométrico sobre as práticas pedagógicas em comunidades campesinas
(2025)RESUMO O objetivo deste trabalho foi analisar se a memória coletiva, definida a partir dos conceitos de Halbwachs(1990) é abordada nas práticas pedagógicas em pequenas comunidades, buscando também mapear a produção ...
-
O impacto da educação a distância na inclusão digital: uma revisão de literatura
(Vitória, 2024)Este trabalho realiza uma revisão literária para investigar o impacto da Educação a Distância (EaD) na inclusão digital e na democratização do conhecimento, com especial atenção aos contextos de desigualdade social e ...
-
Ensino de espanhol e práticas pedagógicas: possibilidades na aprendizagem baseada em projetos com uso do Instagram
(Vitória - ES, 2024)RESUMO A partir da imposição do isolamento social, devido a pandemia de Covid-19, algumas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) ganharam notoriedade por apresentarem determinadas funcionalidades na ...
-
Vocabulário da Inclusão: fortalecendo a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
(Vitória, 2024)Este trabalho descreve uma intervenção pedagógica cujo objetivo geral foi sensibilizar os estudantes de uma escola do município de São José do Calçado, no estado do Espírito Santo, para a importância da inclusão. A ...
-
O lúdico nas práticas pedagógicas da Educação Infantil: estudo de revisão
(Vitória, 2024)Este trabalho explora o papel do lúdico nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, considerando sua relevância para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Com base nos conceitos de Vygotsky, ...
-
O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICS) nos anos iniciais do ensino fundamental
(Vitória, 2024)As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) têm se mostrado ferramentas essenciais no processo de ensino-aprendizagem, pois possibilitam o engajamento dos estudantes. Diante disso, o objetivo geral da ...
-
A importância da psicomotricidade na educação infantil no processo de alfabetização
(Vitória, 2024-12-06)Este estudo teve como objetivo analisar a contribuição das habilidades psicomotoras no processo de alfabetização na Educação Infantil, enfatizando a importância das atividades psicomotoras no desenvolvimento das habilidades ...
-
Plano educacional individualizado e transtorno do espectro autista: perspectiva do docente na elaboração para inclusão de estudantes em sala de aula regular
(Vitória, 2024)O plano de intervenção investigou as demandas encontradas por docentes da área de Língua Portuguesa para a elaboração do Plano Educacional Individualizado de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para a ...
-
Explorando o ensino colaborativo: práticas e resultados nas aulas de física no ensino médio
(Vitória, 2024)Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa que busca investigar as contribuições do ensino colaborativo ou coensino como estratégia pedagógica, incluindo o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), visando atender ...
-
Ensino de ciências da natureza: uma proposta de atividade prática e experimental para um estudante autista com deficiência intelectual
(Vitória, 2024-12)O projeto de intervenção pedagógica foi desenvolvido para promover a inclusão de um estudante com Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual nas aulas de Química da 3ª série do Ensino Médio. Por meio de ...
-
A educação especial inclusiva em um centro de educação infantil municipal de linhares: entre o ideal e o real
(Vitória, 2024)RESUMO Esta pesquisa objetivou compreender a educação especial desenvolvida no CEIM Adagmar Pinto Santos a partir da visão dos profissionais diretamente envolvidos com os estudantes com deficiência. A fundamentação teórica ...
-
Promovendo o aperfeiçoamento da comunidade escolar para lidar com T.E.A na escola municipal Deocleciano de Oliveira no município de Guaçuí ES
(Vitória, 2024-11-23)Este trabalho teve como objetivo sensibilizar e capacitar os profissionais da E.M.E.F. Deocleciano de Oliveira, no município de Guaçuí-ES, para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista. A metodologia ...
-
Entre o tradicional e o ativo: um caminho para aprendizagens visíveis na educação profissional
(Vitória, 2024)Este trabalho propõe uma abordagem pedagógica que integra metodologias ativas e tradicionais, com foco na promoção de aprendizagens visíveis e no desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais. O estudo parte ...
-
Produção científica sobre deficiência visual no ensino fundamental em revistas de educação especial
(Cariacica, 2024)RESUMO: O presente estudo tem como objetivo caracterizar a produção científica sobre deficiência visual no ensino fundamental, publicada em três revistas de Educação Especial entre 2018 e 2023: Revista Educação Especial ...
-
Educação inclusiva: olhar histórico, concepções atuais e desafios a serem superados
(Vitória, 2024)O estudo apresentado teve como objetivo realizar uma análise aprofundada do contexto histórico da educação inclusiva, com foco nas políticas públicas e na legislação relevante. Além disso, foram identificados os desafios ...
-
Uma proposta de intervenção pedagógica usando metodologias ativas em uma disciplina no curso de administração de uma IES do Amazonas
(Vitória, 2024)No Brasil, o ensino de Administração se destaca e mantém alta procura seja no ensino profissionalizante, técnico ou superior. Essa busca reflete a crescente demanda por profissionais capacitados nesse segmento. Contudo, ...
-
O uso da gamificação para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais no ensino fundamental
(Vitória, 2024)A presente pesquisa tem como tema: O uso da gamificação para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais no ensino fundamental. Tendo como objetivo investigar como a gamificação pode contribuir para o desenvolvimento ...
Redes Sociais