Ciências Humanas
Browse by
Recent Submissions
-
Currículo oculto e o Espectro Autista: uma reflexão dialógica no ensino fundamental
(Cariacica, 2024)RESUMO: Este trabalho versa sobre a importância do currículo oculto no contexto escolar e como este pode contribuir no ensino aprendizagem do indivíduo portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), garantindo sua plena ...
-
Educação pós-pandemia: a emergência de um currículo (oculto) empático
(Cariacica, 2024)Propõe-se no presente artigo uma reflexão a respeito do conceito de currículo oculto e sua relevância na Educação Básica. Parte-se do questionamento: Como os estudos e percepções a respeito do currículo oculto se modificaram ...
-
Currículo e Inclusão: Análise da Proposta Curricular da Rede Municipal de Vitória (ES) para os Anos Finais do Fundamental.
(Cariacica, 2024)RESUMO: Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar o currículo proposto pela rede municipal de Vitória - ES para os anos finais do fundamental em face do cumprimento das leis que amparam o atendimento de alunos da ...
-
Educação inclusiva como direito: a integração da gamificação nas metodologias ativas do currículo de Matemática
(Cariacica, 2024)RESUMO: Este artigo aborda a integração da gamificação e metodologias ativas na educação inclusiva em Matemática, destacando a importância da inclusão de alunos com deficiência. A pesquisa enfatiza que a inclusão é um ...
-
Educação patrimonial e história local no currículo do Espírito Santo: reflexões sobre a valorização da memória e identidade comunitária
(Cariacica, 2024)RESUMO: O presente artigo aborda a inclusão da História Local no currículo escolar por meio da Educação Patrimonial, com foco no Currículo do Espírito Santo. Analisa-se como integrar essa temática para fortalecer a ...
-
Metodologias e práticas de ensino: análises de atividades escritas de língua portuguesa da educação especial numa perspectiva inclusiva
(Cariacica, 2025)RESUMO: Neste texto, são apresentadas análises de atividades escritas de língua portuguesa da educação especial numa perspectiva inclusiva aplicadas em turmas de 8º ano pertencentes à rede municipal de Vila Velha. Brevemente, ...
-
Currículo educacional e diversidade no Espírito Santo
(Cariacica, 2024)Atualmente, a diversidade é um tema essencial no âmbito educacional. Em um estado como o Espírito Santo, onde diversas culturas, origens étnicas e sociais se encontram, é fundamental que o currículo escolar reflita essa ...
-
Dificuldades na implantação do currículo no municipio de Itapemirim, quais caminhos a seguir
(Cariacica, 2024)Resumo: A presente pesquisa nasce da necessidade do olhar e cuidado na implementação do currículo do Espírito Santo no município de Itapemirim, no qual os professores enfrentam desafios para tal processo em seu dia a dia ...
-
A inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais no currículo da educação básica: desafios e estratégias pedagógicas
(Cariacica, 2024)RESUMO: O presente artigo aborda o desafio da inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais na Educação Básica, analisando as dificuldades enfrentadas por educadores e as estratégias pedagógicas eficazes ...
-
Diversidade de gênero no componente curricular de Sociologia no currículo capixaba do Ensino Médio
(Cariacica, 2024)RESUMO: O presente artigo trata sobre a inclusão da diversidade de gênero no componente curricular de Sociologia no Ensino Médio da rede estadual de ensino do Espírito Santo, destacando a importância de uma educação que ...
-
Práticas pedagógicas, mediação e tecnologia: desafios e possibilidades numa perspectiva inclusiva na escola pública localizada no município de Viana-ES
(Vitória, 2024-12)Este trabalho investiga as práticas pedagógicas, a mediação e o uso de tecnologias em uma perspectiva inclusiva na escola pública do município de Viana, Espírito Santo, visando a inclusão dos alunos do público da educação ...
-
Aprender juntos: atividades inclusivas de Geografia para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
(Vitória, 2024)Este Trabalho Final de Curso apresenta uma intervenção pedagógica que nasceu como projeto e ganhou materialidade em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Bom Jesus do Norte/ES. ...
-
Gamificação nas aulas de língua inglesa: atividades adaptadas para alunos com transtorno do espectro autismo (TEA) das turmas do 1º, 2º e 3º anos de uma escola municipal de Serra (ES)
(Vitória, 2024-12-20)As dificuldades ao implementar intervenção pedagógica de Língua Inglesa em uma escola pública municipal de Serra (ES) no que tange a Educação Especial Inclusiva foi norteado pelo Objetivo Geral de utilizar gamificação ...
-
Desafios e propostas para a integração da diversidade de gênero nas escolas nos anos finais do ensino fundamental
(Cariacica, 2024)RESUMO: O presente artigo analisa os desafios e propõe estratégias para promover a inclusão e o respeito à diversidade de gênero no Ensino Fundamental II, ressaltando a importância da escola na formação de uma sociedade ...
-
Currículo Escolar, habilidades socioemocionais e prevenção do bullying: caminhos para um ambiente escolar inclusivo e seguro
(Cariacica, 2024)RESUMO: A prática de bullying é uma conduta psicológica e fisicamente violenta que, na maioria das vezes, deixa marcas em quem sofre alguma agressão, levando a inúmeras consequências na vida escolar, social e pessoal dos ...
-
Acessibilidade arquitetônica no espaço escolar:
(EdifesVitória, 2024-12)É papel da acessibilidade arquitetônica garantir que os alunos com deficiência motora e mobilidade reduzida, público-alvo desta pesquisa, tenham acesso aos espaços comuns da escola, com autonomia e segurança. Isto pressupõe ...
-
O ensino da língua numa perspectiva discursiva
(Montanha, 2024)RESUMO: o artigo aborda a importância da Língua Portuguesa como um meio essencial de comunicação e expressão, defendendo que o ensino dessa língua deve ultrapassar a simples transmissão de regras gramaticais e vocabulário. ...
-
A leitura na estante: uma ação pedagógica para visibilizar e potencializar a escrita
(Montanha, 2024)RESUMO: O artigo aborda a interconexão entre a leitura e a escrita, apresentando uma abordagem inovadora chamada "a leitura na estante" como uma estratégia pedagógica para fortalecer a escrita. Destaca a importância da ...
-
USO DE JOGOS DIGITAIS NA ALFABETIZAÇÃO
(Montanha, 2023)RESUMO: O estudo aborda a temática "Jogos Digitais na Alfabetização", tem por objetivo investigar o uso dos jogos digitais como recurso pedagógico no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. O problema abordado ...
-
Impactos e desafios da implementação da BNCC na educação especial: uma revisão sistemática de literatura
(Cariacica, 2024)RESUMO: Este estudo integra o trabalho final do curso de pós-graduação em Currículo e Ensino na Educação Básica, ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O estudo objetiva investigar as implicações da ...
Redes Sociais