dc.contributor.advisor | Bernardo Neto, Jaime | |
dc.contributor.author | Pena, Hugo | |
dc.date.accessioned | 2020-10-26T15:50:03Z | |
dc.date.available | 2020-10-26T15:50:03Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | CRUZ, Hugo José Pena da. Campo, cidade e suas dualidades: políticas públicas de valorização da educação do campo e promoção social. 2019. 52 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Coordenadoria de Graduação em Licenciatura plena em Geografia, Instituto Federal do Espírito Santo, Nova Venécia. 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/659 | |
dc.description.abstract | RESUNMO: A pesquisa teve o intuito de analisar a transformação de três escolas da rede
municipal de ensino de Vila Pavão (Espírito Santo, Brasil) que passaram a trabalhar
com a linha freiriana dentro da perspectiva de uma política de educação do campo,
que começa a ser implantada no município na década de 2000. O trabalho pode ser
divido em duas grandes partes. A primeira consiste em uma reflexão teórica e
conceitual com intuito de se compreender a importância de um modelo educacional
diferenciado para o campesinato, tendo em vista o caráter urbanocêntrico da
globalização, que acaba permeando também as instituições de ensino em geral, as
quais tendem a reproduzir uma representação do campo e do conteúdo rural
extremamente negativa, estigmatizada, o que tende a afetar negativamente a
reprodução social do campesinato. A parte empírica do trabalho consiste em uma
análise acerca de todo o processo de implementação do novo modelo educacional
em Vila Pavão, com foco nos desafios encontrados, que foram diversos: falta de
espaço físico adequado em algumas escolas, resistência por parte dos profissionais
da educação ao trabalho na linha freiriana, com “temas geradores”, dentre outras, as
quias foram agravados pela descontinuidade dessa política em gestões posteriores.
Palavras-chave: Educação do Campo. Vila Pavão. Campesinato | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The research aimed to analyze the transformation of three schools of the municipal
school system of Vila Pavão (Espírito Santo, Brazil) that started to work with the
Freirian line in a countryside education politics perspective which began to be
implanted in the 2000´s decade. This work may be divides in two parts. The first one
consist in a theoretical and conceptual reflection in order to comprehend the
importance of a different educational model for the peasantry, considering
globalization´s urbanocentric bias, which permeates education institutions in general,
which tends to reproduce an extreme negative, estigmatized, representation of the
countryside and rural contexts, what tends to negatively affects peasantry social
reproduction. The empirical part of the work consists in a analysis about the whole
this new education model implantation process in Vila Pavão, with focus over the
adversities that arouse, which were many: lack of adequate physical space in some
schools, the resistance on the part of the education professionals to work with a
freirian´s perspective, with “generator themes”, as well as the political changes that
weakened the education, among others, which were aggravated due to this politics
discontinuity in later administrations. | |
dc.format.extent | 52 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Campesinato | pt_BR |
dc.subject | Vila Pavão | pt_BR |
dc.title | Campo, cidade e suas dualidades: políticas públicas de valorização da educação do campo e promoção social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.publisher.local | Nova Venécia | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus Nova Venécia | pt_BR |
dc.contributor.member | Santos, Julio de Souza | |
dc.contributor.member | Catarucci, Amanda de Fátima Martin | |
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