Campo, cidade e suas dualidades: políticas públicas de valorização da educação do campo e promoção social

Pena, Hugo (2019)

Trabalho de conclusão de curso

RESUNMO: A pesquisa teve o intuito de analisar a transformação de três escolas da rede municipal de ensino de Vila Pavão (Espírito Santo, Brasil) que passaram a trabalhar com a linha freiriana dentro da perspectiva de uma política de educação do campo, que começa a ser implantada no município na década de 2000. O trabalho pode ser divido em duas grandes partes. A primeira consiste em uma reflexão teórica e conceitual com intuito de se compreender a importância de um modelo educacional diferenciado para o campesinato, tendo em vista o caráter urbanocêntrico da globalização, que acaba permeando também as instituições de ensino em geral, as quais tendem a reproduzir uma representação do campo e do conteúdo rural extremamente negativa, estigmatizada, o que tende a afetar negativamente a reprodução social do campesinato. A parte empírica do trabalho consiste em uma análise acerca de todo o processo de implementação do novo modelo educacional em Vila Pavão, com foco nos desafios encontrados, que foram diversos: falta de espaço físico adequado em algumas escolas, resistência por parte dos profissionais da educação ao trabalho na linha freiriana, com “temas geradores”, dentre outras, as quias foram agravados pela descontinuidade dessa política em gestões posteriores. Palavras-chave: Educação do Campo. Vila Pavão. Campesinato

ABSTRACT: The research aimed to analyze the transformation of three schools of the municipal school system of Vila Pavão (Espírito Santo, Brazil) that started to work with the Freirian line in a countryside education politics perspective which began to be implanted in the 2000´s decade. This work may be divides in two parts. The first one consist in a theoretical and conceptual reflection in order to comprehend the importance of a different educational model for the peasantry, considering globalization´s urbanocentric bias, which permeates education institutions in general, which tends to reproduce an extreme negative, estigmatized, representation of the countryside and rural contexts, what tends to negatively affects peasantry social reproduction. The empirical part of the work consists in a analysis about the whole this new education model implantation process in Vila Pavão, with focus over the adversities that arouse, which were many: lack of adequate physical space in some schools, the resistance on the part of the education professionals to work with a freirian´s perspective, with “generator themes”, as well as the political changes that weakened the education, among others, which were aggravated due to this politics discontinuity in later administrations.


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