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Língua portuguesa e direito em diálogo : práticas interdisciplinares no Curso Técnico em Administração para a formação integral dos alunos

dc.contributor.advisorCavalari Júnior, Octávio
dc.contributor.authorGrillo, Victor Gagno
dc.date.accessioned2020-10-19T13:30:10Z
dc.date.available2020-10-19T13:30:10Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationGRILLO, Victor Gagno. Língua portuguesa e direito em diálogo: práticas interdisciplinares no curso técnico em administração para a formação integral dos alunos. 2020. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória, Vitória, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/654
dc.description.abstractRESUMO: A formação de um técnico em administração requer conhecimentos variados e o desenvolvimento de estratégias argumentativas, mas a sua apropriação nem sempre é possível pelos estudantes diante da fragmentação de conteúdos. Assim, a efetivação de práticas interdisciplinares no Curso Técnico em Administração pode favorecer a formação integral dos alunos, englobando conhecimentos teóricos e práticos a partir de um diálogo entre as disciplinas do currículo. Por sua vez, a utilização de gêneros do discurso na prática educativa é uma possibilidade de promover essa formação mais ampla dos estudantes, pois o trabalho com determinados gêneros pode conduzir ao conhecimento do cenário profissional em cuja atuação se dará. Assim, a pesquisa investiga como a utilização de práticas interdisciplinares entre Língua Portuguesa e Direito, envolvendo gêneros do discurso, pode favorecer a apropriação de conhecimentos e a prática profissional dos alunos do Curso Técnico em Administração com foco na sua formação integral. O estudo, que foi realizado com um professor de Língua Portuguesa e trinta e dois alunos de uma turma de 1º ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual do Espírito Santo, apresenta abordagem qualitativa, tendo sido desenvolvido a partir de observação, aplicação de questionários aos estudantes e entrevistas com o docente de Língua Portuguesa. Paralelo a isso, foi realizada uma prática interdisciplinar envolvendo a Língua Portuguesa e o Direito com os alunos. A escolha da Aprendizagem Baseada em Problemas como estratégia de ensino permitiu uma aproximação dos estudantes com o mundo do trabalho, em uma perspectiva de integração de conhecimentos teóricos e práticos. Como resultados, os alunos manifestaram interesse e participaram ativamente da prática educativa, o que foi constado pelas perguntas relacionadas a tópicos do Direito e pela associação dos temas com informações presentes no noticiário e relacionadas à vivência particular deles. Além disso, de modo geral, eles compreenderam o conteúdo temático, o estilo e a composição de cada gênero estudado e as suas finalidades, o que pôde ser demonstrado a partir da análise da procuração, e-mail e ata de reunião elaborada.pt_BR
dc.format.extent81 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectGêneros do discursopt_BR
dc.subjectFormação Integralpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.titleLíngua portuguesa e direito em diálogo : práticas interdisciplinares no Curso Técnico em Administração para a formação integral dos alunospt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionFaculdade Castelo Branco (FCB)pt_BR
dc.identifier.capes30004012074P8pt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
dc.contributor.memberCavalari Júnior, Octávio
dc.contributor.memberPinto, Antonio Henrique
dc.contributor.memberCani, Josiane Brunetti


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