Propriedades mecânicas da liga aural injetada sob pressão e submetida ao tratamento T5
Trabalho Apresentado em Evento
Resumo: As ligas de alumínio para injeção vêm sendo utilizadas em aplicações críticas como blocos de motores e, até agora, em componentes não críticos da estrutura de chassis automotivos. No caso de ligas Al-Si que contém Fe são formadas fases intermetálicas indesejáveis que causam grandes perdas de resistência e ductilidade. Por outro lado, sua presença nas ligas usadas nos processos de injeção evita a colagem entre a matriz de aço e a liga injetada (die soldering). A liga Aural é um material recentemente desenvolvido com o intuito de acabar com a micro soldagem de peças de alumínio nas matrizes, através do aumento do teor de manganês e redução do teor de ferro. Para avaliar seu uso como alternativa as ligas atuais, foi feito o tratamento térmico T5 em diferentes tempos com medição das propriedades mecânicas. A liga Aural pode ser uma alternativa a liga A380 por apresentar ganho no limite de escoamento após o tratamento T5 e ainda manter alguma ductilidade (Alongamento> 1%).
Abstract: Die-casting aluminum alloys have been used in critical applications such as engine blocks and, up to now, non-critical components of the automotive chassis structure. A common impurity in aluminum alloys is the Fe that is inevitably added during melting and casting process. However, the Fe in die-casting alloys avoids sticking between the steel mold and the injected alloy called die soldering. The Aural alloy is a material that has been developed recently to avoid die soldering through the increasing of the Mn and lowering the Fe contents. To evaluate the use of Aural alloy as an alternative to common alloys, a T5 heat treatment has done using different times and mechanical properties have been measured. The Aural alloy could be an alternative to A380 alloy due to the gain in the yield strength after T5 treatment while still maintaining some ductility (> 1% Elongation).
Redes Sociais