Search
Now showing items 1-10 of 13
Educação Especial: a importância das tecnologias assistivas no processo de inclusão
(2022-12-24)
Diante de uma sociedade em que as tecnologias estão cada vez mais presente na
vida das pessoas, auxiliando nas tarefas do dia a dia e colaborando para uma
melhor qualidade de vida, ao falar sobre educação especial na ...
Prática pedagógica docente no atendimento educacional especializado - AEE: um manancial de experiências
(2022)
RESUMO: O presente texto apresenta um panorama acerca das pesquisas produzidas pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial – PPGEEs da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Tendo como objetivo averiguar o ...
PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(2022-12-21)
RESUMO Surdos que precisam da Língua Brasileira de Sinais (Libras) estão presentes em todos os contextos educacionais, desde a Educação Básica ao ensino Fundamental. Nesses espaços percebe-se ainda uma fragilidade em relação ...
ENSINO REMOTO E A PANDEMIA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA
(2022)
Esse estudo de revisão bibliográfica objetivou identificar as práticas pedagógicas no ensino do público da Educação Especial durante a Pandemia, para a partir disso, compreender como essa modalidade educacional teve a ...
A CONTRIBUIÇÃO DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR
(2023)
Apropriando-se do modelo social da deficiência e das contribuições da crítica feminista que levantou o debate das subjetividades dos corpos, o principal objetivo desta pesquisa é analisar como os softwares educacionais ...
Tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem na educação especial
(2023)
RESUMO: O presente trabalho objetiva descrever as potencialidades das tecnologias educacionais para a Educação Especial, e como as mesmas são contempladas em sala de aula com ações voltadas para o público-alvo da Educação ...
USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: ENCONTROS FORMATIVOS PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II
(2024-12-12)
Este trabalho teve como objetivo analisar os resultados obtidos a partir da realização de encontros formativos para professores, visando potencializar seus conhecimentos e práticas em relação ao uso de tecnologias digitais ...
Formação de professores que atuam nas áreas específicas do Ensino Médio e no Atendimento Educacional Especializado da modalidade da EJA para a inclusão de estudantes com Deficiência Intelectual.
(2024)
A formação docente é concebida como ferramenta de potencialização da inclusão pedagógica de estudantes denominados público-alvo da educação especial inclusiva. Ao discutir a educação de jovens e adultos no ensino médio, a ...
Impactos e desafios da implementação da BNCC na educação especial: uma revisão sistemática de literatura
(2024)
RESUMO: Este estudo integra o trabalho final do curso de pós-graduação em Currículo e Ensino na Educação Básica, ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O estudo objetiva investigar as implicações da ...
Formação reflexiva de professores: Compartilhamento de práticas inclusivas exitosas
(2024)
Este trabalho consiste na implementação de um plano de intervenção voltado para a reflexão de professores e compartilhamento de práticas pedagógicas inclusivas no contexto da educação especial em formato de oficina. O foco ...
Redes Sociais