Ciências Humanas
Browse by
Recent Submissions
-
Literatura indígena: uma política de inclusão na educação
(Cariacica, 2024)Esta pesquisa trata dos efeitos que o Movimento Indígena provocou na literatura destinada ao público mais jovem, visto que ampliou sensivelmente o número de obras assinadas por autores indígenas, principalmente após 2008, ...
-
A Inclusão de estudantes com autismo na educação infantil: acesso ao currículo no Brasil
(2024)O artigo investiga a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil no Brasil, problematizando as tendências atuais, as lacunas no conhecimento e as oportunidades para práticas ...
-
Desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas no 3º ano do ensino fundamental com base no desenho universal para a aprendizagem
(Vitória, 2024)O estudo realizado na turma de 3º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Matemática, enfocou o ensino de multiplicação e medida de massa, levando em consideração a diversidade e as dificuldades de aprendizado dos ...
-
Estabelecendo relações entre as teorias de currículo e a constituição da identidade docente
(Cariacica, 2024)O presente trabalho analisa as relações entre as teorias de currículo e a constituição da identidade docente, enfatizando como essas perspectivas interagem no contexto da formação e atuação do professor. Partindo de uma ...
-
Avaliação da aprendizagem como instrumento da prática pedagógica
(Vitória, 2025)Sabendo que a avaliação escolar é um tema muito discutido e questionado nos ambientes escolares e sendo um mecanismo que norteia e acompanha o processo educacional, é inevitável refletir sobre a ação que o educador ...
-
Metodologias ativas e Base Nacional Comum Curricular na relação ensino aprendizagem
(Cariacica, 2024)Este artigo apresenta sobre as maneiras de implementação das metodologias ativas na à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), criando um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e envolvente. Essas metodologias promovem o ...
-
Aplicação da alfabetização científica no currículo de ciências para a educação de jovens e adultos: estudo de literatura
(2024)O presente estudo investiga a alfabetização científica na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de uma revisão bibliográfica. A pesquisa busca mapear a produção científica sobre o tema, identificando períodos de maior ...
-
A Implementação do Plano Educacional Diferenciado Para a Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais
(Cariacica, 2024)O presente trabalho aborda a prática do Plano Educacional Individualizado (PEI) atrelado ao DUA (Desenho Universal para Aprendizagem), como forma de inserir as diferentes formas de aprendizagem no ambiente escolar, com ...
-
Horta escolar: uma ação pedagógica para as professoras do CMEI Bairro Direção no município de Fundão
(Vila Velha, 2024)Na Educação Infantil, o contato com a natureza é fundamental para o desenvolvimento motor e cognitivo da criança e a horta escolar é uma proposta com intencionalidade potente que propicia incentivar essa inteiração ...
-
Ensino superior e Metodologias Ativas: olhares sobre a prática docente na área de saúde.
(Vitória, 2023-03-24)O estudo ora apresentado busca reflexão sobre Metodologias Ativas (MA) no Ensino Superior, na área da Saúde, especificamente na relação estabelecida com o docente e a metodologia empregada. Para tanto, tomamos-se como bases ...
-
Sistema de rastreamento veicular aplicado em uma secretaria de educação
(Vitória, 2024)O setor de rastreamento veicular tem sido uma área em expansão no Brasil por ser uma ferramenta que visa melhorar a gestão de frotas. Com o avanço da tecnologia, surge os rastreadores que facilitam a administração de ...
-
Jogo de aprendizagem como estratégia pedagógica no processo de ensino aprendizagem de um estudante com autismo
(Vitoria, 2024)Nos últimos anos, o aumento do número de matrículas de alunos que são público da Educação Especial nas escolas regulares trouxe grandes desafios, entre estes, estão a necessidade de organizar tempos, espaços e estruturas ...
-
Tecnologias educacionais: otimizando a aprendizagem de cálculo I para universitários
(Vitória, 2024)RESUMO: A pesquisa aborda os desafios da aprendizagem em Cálculo I, enfrentados pelos universitários e o problema central deste estudo se concentra na dificuldade dos alunos em compreender conceitos fundamentais da ...
-
Construção do conhecimento e o contexto do aluno: Análise do livro didático A construção do Espírito Santo: noções históricas e geográficas
(Cariacica, 2024)RESUMO: O presente artigo, tem como objetivo, analisar a função dos recursos educacionais no ensino fundamental anos iniciais, com um foco especial na forma como esses elementos se conectam com o contexto dos estudantes. ...
-
As implicações do PAES na alfabetização das escolas públicas da rede municipal de Serra - ES
(Cariacica, 2024)Este artigo discute as implicações do Programa Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) na alfabetização de escolas públicas municipais de Serra-ES. Com uma abordagem qualitativa, documental, analisa leis e materiais ...
-
Prática e legislação: a aplicação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 na rotina pedagógica escolar da Secretaria de Educação do Espírito Santo
(Cariacica, 2024)O presente artigo aborda a História e cultura afro-brasileira e indígena no currículo da educação brasileira, buscando identificar se a Rotina Pedagógica Escolar (RPE), desenvolvida pela Secretaria de Educação (SEDU) do ...
-
Deficiência visual e o recurso da audiodescrição: uma prática emancipatória
(Vitória, 2025)Neste trabalho consiste em um projeto de intervenção pedagógica cuja finalidade foi contribuir para a aprendizagem de alunos com deficiência visual em uma escola regular, especificamente nas atividades voltadas para a ...
-
Importância do feedback no processo ensino-aprendizagem na visão dos discentes
(Alegre, 2022)O ensino é uma atividade que tem a função de preparar pessoas para o futuro, tornando possível o desenvolvimento de habilidades e aquisição de conhecimento. São inúmeros os fatores que podem interferir na qualidade da ...
-
O papel da especialização em práticas pedagógicas para docentes do curso superior de gastronomia
(Vitória, 2024)Esta pesquisa tem por objetivo geral compreender de que maneira a especialização em práticas pedagógicas contribui para o aprimoramento das práticas de ensino de docentes, bacharéis e tecnólogos do curso superior de ...
-
Sequência didática: uma proposta para a inclusão de crianças com deficiência intelectual em processo de alfabetização
(Vitória, 2024-12-13)Tendo em vista que o objetivo da intervenção pedagógica busca propor uma solução para determinado problema que acontece no ambiente educacional, este trabalho acadêmico teve por objetivo desenvolver uma estratégia de ...
Redes Sociais