Show simple item record

Práticas integradoras para o ensino de biologia na educação profissional de jovens e adultos integrada ao ensino médio

dc.contributor.advisorPires, Poliana Daré Zampirolli
dc.contributor.authorAlmeida, Camila Anizio de
dc.date.accessioned2020-10-07T15:22:13Z
dc.date.available2020-10-07T15:22:13Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationALMEIDA, Camila Anizio de. Práticas integradoras para o ensino de biologia na educação profissional de jovens e adultos integrada ao ensino médio. 2020. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020. Disponível em: <http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001a/00001aed.pdf>. Acesso em: 23 set. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/648
dc.description.abstractRESUMO: O presente estudo tem como objetivo analisar a aplicação de uma Sequência Didática- SD, que integra o Reino Fungi e o Turismo Gastronômico no Espirito Santo, como prática integradora auxiliar na apropriação do conteúdo de Biologia e sua aplicação pelo profissional em Guia de Turismo. Assim, trata-se de uma pesquisa qualitativa na educação profissional de jovens e adultos e elegeu-se a observação participante como estratégia metodológica para coleta e análise de dados. Para tanto, realizou-se visitas à turma para apontar como os estudantes do terceiro semestre do Curso Técnico Integrado em Guia de Turismo do Ifes- Campus Vitória, relacionam o conteúdo em questão à sua futura rotina profissional e planejou-se junto aos envolvidos no acompanhamento da turma, práticas efetivas à aprendizagem, para, a partir disso, elaborar e aplicar o produto educacional desta pesquisa. Este, consiste em uma SD que articula ensino e aprendizagem através da correlação entre teoria e prática, com suas etapas compiladas em um material didático complementar. Firma-se na tríplice “educação tecnológica/ educação profissional/educação de jovens e adultos” e se sustenta nos pilares do trabalho como princípio educativo de Marx e da formação integral de Gramsci, viabilizados por meio da dialogicidade Freireana na integração curricular. Outrossim, fundamenta-se no direito de acesso à Educação de Jovens e Adultos- EJA, àqueles que não o tiveram na idade própria, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDB 9394/96, sendo nos Institutos Federais ofertada por meio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). A indagação que originou o presente estudo surgiu através de pesquisas de campo e de minha experiência como docente na EJA, que permitiu depreender que, os estudantes inseridos nessa modalidade de ensino, em sua maioria, busca uma qualificação que atenda ao mercado competitivo atual, contudo alguns se mostram desmotivados ou desinteressados em aprender o conteúdo de Biologia, por não se sentirem familiarizados com os termos apresentados e sua utilização na profissão pretendida. Ao final desta pesquisa, constatou-se que esse paradigma pode ser superado, se abordado de forma contextualizada e integrada à futura profissão do estudante.pt_BR
dc.format.extent93 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectBiologia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino profissional – Formaçãopt_BR
dc.subjectProejapt_BR
dc.subjectGuia de turismo – Formaçãopt_BR
dc.titlePráticas integradoras para o ensino de biologia na educação profissional de jovens e adultos integrada ao ensino médiopt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.advisor-coPinto, Antonio Henrique
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2844021759706258pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Vitoriapt_BR
dc.identifier.capes30004012074P8pt_BR
ifes.knowledgeAreaEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
ifes.researchAreaPráticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2573910356806391pt_BR
ifes.advisorco.latteshttp://lattes.cnpq.br/1422316224223725pt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
dc.contributor.memberFerrari, Luciana Itida
dc.contributor.memberFerreira, Maria José de Resende
dc.contributor.memberPires, Poliana Daré Zampirolli
dc.contributor.memberPinto, Antonio Henrique


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record