A produção de hipercontos na perspectiva pedagógica dos multiletramentos : uma análise à luz da gramática do design visual

Silva, Silvia Carla da (2025)

Dissertação de Mestrado

RESUMO: Em um cenário educacional atravessado pela multiplicidade de linguagens e pela presença constante das tecnologias digitais, esta pesquisa tem como foco analisar as escolhas multimodais realizadas por estudantes na produção de hipercontos, orientando-se pelos princípios da Gramática do Design Visual (GDV), propostos por Kress e van Leeuwen (2006). O objetivo principal é compreender como a articulação entre o texto verbal e os elementos visuais — como imagens, cores e recursos interativos — contribui para a construção de sentidos, refletindo práticas contemporâneas de letramento alinhadas à noção de comunicação multimodal. A fundamentação teórica apoia-se na concepção dialógica da linguagem como prática social, com base em Bakhtin ([1979] 2016) e Volóchinov ([1979] 2021), e nos estudos de Spalding (2007, 2008, 2010, 2012, 2018) sobre os gêneros discursivos miniconto e hiperconto. A discussão teórica é ampliada pela teoria dos multiletramentos, desenvolvida pelo Grupo de Nova Londres ([1996] 2021) e aprofundada por autores como Rojo (2013), Rojo e Moura (2012, 2019) e Rojo e Barbosa (2015), sendo articulada à abordagem da multimodalidade, conforme as contribuições de Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020) e outros autores, que ressaltam o desenvolvimento de diferentes modos semióticos como elementos centrais na produção e compreensão dos textos. O corpus da pesquisa é constituído por hipercontos elaborados por estudantes do 9º ano de uma escola pública, a partir da retextualização de minicontos. A análise, fundamentada na GDV, examina como os estudantes combinaram texto escrito e imagem para construir significados. Os resultados indicam que a inclusão das tecnologias digitais ao ensino de Língua Portuguesa favoreceu a criatividade, o engajamento e o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos, e também estimulou práticas colaborativas de produção textual. As escolhas multimodais observadas nos hipercontos revelam uma apropriação crítica dos recursos disponíveis, contribuindo para práticas de letramento mais dinâmicas e alinhadas às exigências comunicativas contemporâneas. Como desdobramento prático e forma de valorizar as produções dos estudantes, foi criado um site para divulgação dos hipercontos, funcionando como espaço de compartilhamento, de fortalecimento das práticas de letramento multimodal no ambiente escolar e de divulgação da proposta didática implementada, promovendo a troca de experiências com outros profissionais.

ABSTRACT: In an educational context marked by the multiplicity of languages and the constant presence of digital technologies, this research focuses on analyzing the multimodal choices made by students in the production of hyperstories, guided by the principles of Visual Design Grammar (VDG), as proposed by Kress and van Leeuwen (2006). The main objective is to understand how the articulation between verbal text and visual elements — such as images, colors, and interactive resources — contributes to meaning-making, reflecting contemporary literacy practices aligned with the notion of multimodal communication. The theoretical framework is based on the dialogic conception of language as social practice, according to Bakhtin ([1979] 2016) and Volóchinov ([1979] 2021), as well as on Spalding’s studies (2007, 2008, 2010, 2012, 2018) on the discursive genres of microfiction and hyperfiction. The discussion is expanded through the theory of multiliteracies developed by the New London Group ([1996] 2021) and further explored by authors such as Rojo (2013), Rojo and Moura (2012, 2019), and Rojo and Barbosa (2015), and is articulated with the multimodality approach, particularly through the contributions of Kalantzis, Cope, and Pinheiro (2020) and others, who emphasize the integration of different semiotic modes as central elements in text production and comprehension. The research corpus comprises hyperstories created by 9th-grade students from a public school, retextualized from microfiction texts. The analysis, based on Visual Design Grammar, examines how students combined written text, images, sounds, and other visual resources to construct meaning. The results indicate that integrating digital technologies into Portuguese language teaching enhanced students’ creativity, engagement, and discursive competence, in addition to fostering collaborative text production practices. The multimodal choices observed in the hyperstories reveal a critical appropriation of the available resources, contributing to more dynamic literacy practices that are aligned with the communicative demands of contemporary society. As a practical outcome and a way to value student productions, a website was created to showcase the hyperstories, serving as a space for sharing, strengthening multimodal literacy practices in the school environment, and, above all, disseminating the implemented didactic proposal, fostering the exchange of experiences with other professionals.