Browsing Ciências Exatas e da Terra by Title
Now showing items 81-91 of 91
-
O uso da tecnologia digital como favorecedora dos processos de inclusão de estudantes com deficiência.
(Vitória, 2022)O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso das tecnologias digitais no processo de ensino aprendizagem no contexto escolar para crianças com deficiência intelectual e como essas tecnologias favorecem os ...
-
Uso de anotação semântica baseada em ontologia para identificação de aspectos de privacidade de dados em serviços web
(2022)Com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) em vigor desde 18 de setembro de 2020, muitas organizações estão sendo levadas a implementar práticas de tratamento de dados que a lei impõe. Uma preocupação é a dificuldade ...
-
Uso de índices aquáticos por sensoriamento remoto para delimitar corpos hídricos na prática do georreferenciamento de imóveis rurais
(Vitória, 2024)RESUMO: O levantamento de cursos d’água no georreferenciamento de imóveis rurais é um processo trabalhoso. Dessa forma, encontrar uma alternativa que auxilie na demarcação deste tipo de limite natural é primordial. Nesse ...
-
Uso de materiais manipuláveis no processo de ensino e aprendizagem de adição e subtração a alunos com deficiência intelectual : uma revisão de literatura
(Vitória, 2021)RESUMO: O objetivo deste trabalho é discutir como os materiais manipuláveis contribuem para o ensino e aprendizagem de adição e subtração a estudantes com deficiência intelectual, a partir dos trabalhos apresentados nos ...
-
O uso de softwares educacionais no processo de aprendizagem
(2024)Este trabalho aborda a utilização de softwares educacionais em sala de aula. O uso de softwares educacionais é fundamental, visto a necessidade do mercado atual. Esses programas, criados para apoiar o ensino e a aprendizagem, ...
-
Uso do sensoriamento remoto na análise da expansão urbana em terreno de marinha e acrescidos de marinha no município de Vitória-ES
(Vitória, 2024)RESUMO: A urbanização e sua expansão refletem o crescimento das cidades e suas interações econômicas, sociais e culturais. Em áreas litorâneas como Vitória, no Espírito Santo, esses processos enfrentam desafios específicos ...
-
USO DO SIMULADOR CISCO PACKET TRACER PARA ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR REDES DE COMPUTADORES PARA OS CURSOS DE INFORMÁTICA NO IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS - BA.
(EdifesNova Venécia, 2024-12-11)Hoje em dia as Instituições de ensino técnico tem grandes gastos com infraestrutura e não conseguem deixar um ambiente adequado para o ensino. Dessa forma, algumas Instituições utilizam ferramentas que simulam situações ...
-
UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA CLASSCRAFT NO ENSINO DE CONCEITOS DE QUÍMICA
(2024)A busca por propostas didáticas inovadoras na área da educação vem tendo um crescimento a fim de acompanhar as novas gerações que estão chegando e a tecnologia dos dias atuais. Atualmente são discutidas diferentes metodologias ...
-
A utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino da Matemática a alunos do Instituto Sócio Educativo do Espírito Santo (IASES/UNIS): um relato de experiência
(Serra, 2013)RESUMO: A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na educação nos proporciona novas alternativas de aprendizagem, quebrando barreiras permitindo mudanças culturais significativas sociais e educacionais, ...
-
Utilização do software geogebra como tecnologia de auxílio no ensino de matemática: um relato de experiência em turma de 7° ano.
(Vitória, 2023)Este trabalho apresenta discussões de atividades desenvolvidas com o uso do software GeoGebra em uma turma de 7° ano no estudo de conceitos de perímetro e área de figuras planas, explorando os recursos disponibilizados ...
-
A utilização do software Inventeca para o incentivo à leitura de alunos do Ensino Fundamental
(Afonso Cláudio, 2022)A presente pesquisa apresenta como foco a análise do aplicativo Inventeca, uma plataforma de livros para crianças onde ela pode narrar através de imagens prontas. Para isso, definiu-se como objetivo geral analisar as ...
Redes Sociais