Ciências Exatas e da Terra
Browse by
Recent Submissions
-
Uso da tecnologia para a inclusão de estudantes com deficiência auditiva (da) na educação profissional de curso técnico agropecuária
(Vitória, 2024)O projeto de intervenção visa promover a inclusão educacional de estudantes com deficiência auditiva (DA) no curso técnico agropecuário, utilizando tecnologias assistivas, especialmente softwares de tradução para a Língua ...
-
A contribuição da inteligência artificial para a educação inclusiva:uma revisão sistemática
(Vitória, 2024)A inteligência artificial (IA) vem se destacando como uma ferramenta poderosa na transformação da educação inclusiva, oferecendo oportunidades para personalização e adaptação no processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa ...
-
O ensino de química na eja e a base nacional comum curricular: uma proposição de sequência didática a partir de indicadores constituintes a formação cidadã, oriunda da transversalidade curricular comparada a elementos constitutivos aplicados no contexto escolar
(Colatina, 2024-12-23)A presente pesquisa, de forma geral, analisa as potencialidades teóricas e metodológicas ao ensino de Química na EJA, a partir do delineamento qualitativo e mapeamento de atas do ENPEQ, ENEQ, Dissertações e Teses presentes ...
-
Meninas em ação: Incentivando o protagonismo feminino em tecnologia e matemática
(Vitória, 2024-12)O presente trabalho aborda a inserção feminina nas áreas de tecnologia e matemática, com foco em práticas pedagógicas inclusivas que visam promover o interesse e a participação das alunas nesses campos. O problema central ...
-
Análise de viabilidade da disciplina de programação e robótica no ensino fundamental II da escola Estadual Coronel Abilio Wolney
(Vitória, 2024-11-11)A presente pesquisa aborda um trabalho que busca analisar a viabilidade da aplicação de uma disciplina de programação e robótica no ensino fundamental II. A pesquisa nasceu em razão do em razão do baixo interesse dos ...
-
Estratégias para o ensino de física: abordagem sobre conservação de energia mecânica para estudantes no espectro autista
(Vitória, 2024)É notório pelos dados do Censo Escolar que o Público da Educação Especial vem crescendo consideravelmente no Ensino Médio. Nesse sentido, é necessário efetivar a inclusão desse Público garantindo-lhes o direito de acesso ...
-
A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ARACRUZ SOBRE A APLICAÇÃO DA CINÉTICA QUÍMICA EM SEU COTIDIANO: UM ESTUDO DE CASO
(2025)Este trabalho investiga o ensino de Cinética Química e sua relação com o cotidiano dos alunos da 2ª ano do Ensino Médio da EEEFM Misael Pinto Netto. O estudo busca analisar se os estudantes conseguem relacionar os conceitos ...
-
Leitura e interpretação de gráficos a partir dos níveis de Curcio
(Cachoeiro de Itapemirim, 2025-04-03)RESUMO Este estudo tem por objetivo analisar o desempenho de alunos de um curso técnico na leitura e interpretação de gráficos estatísticos, a partir dos níveis propostos por Curcio (1989). Trata-se de uma pesquisa de ...
-
Análise da expansão urbana em Presidente Kennedy-ES : dinâmicas e planejamento (2013-2023)
(Vitória, 2024)RESUMO: Este trabalho analisa a expansão da mancha urbana e a distribuição populacional no município de Presidente Kennedy, Espírito Santo, entre 2013 a 2023, abordando ainda o papel da Regularização Fundiária Urbana ...
-
Matemática inclusiva: estratégias pedagógicas para o processo de ensino aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual e TEA no ensino médio
(Vitória, 2024)Trata-se de um projeto de intervenção que consiste na elaboração e aplicação de estratégias pedagógicas inclusivas com foco no atendimento a uma turma no Ensino Médio. As aulas tiveram como conteúdo o ensino de conceitos ...
-
Jogo educacional para o aprendizado das 4 operações básicas da matemática no ensino fundamental II: um estudo de caso
(Vitória, 2024)O ensino de matemática possui diversos desafios como cativar a atenção do aluno e fazer com que ele aprenda determinado conteúdo. O objetivo deste trabalho é desenvolver e aplicar um jogo sobre matemática para alunos do ...
-
Software educacional: uso do software Scratch como objeto de aprendizagem ao desenvolvimento lógico matemático
(Vitória/ES, 2024)O presente estudo investiga o uso do software Scratch como ferramenta de aprendizagem para o desenvolvimento lógico-matemático em estudantes do ensino médio técnico da Escola Estadual Cidadã Técnica Maria do Socorro Ramalho ...
-
Práticas inclusivas de ensino e aprendizagem para o atendimento a alunos com transtorno do espectro autista TEA.
(Vitória, 2024)O trabalho apresentado busca mostrar a importância do desenvolvimento de práticas de ensino e aprendizagem inclusivas, diversificadas e criativas no contexto escolar, tais práticas necessitam ser condizentes com a realidade ...
-
CICLO DO ÁCIDO CÍTRICO: UMA ABORDAGEM AMBIENTAL NO ENSINO DE BIOQUÍMICA POR MEIO DA METODOLOGIA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS.
(Vila Velha, 2024)O presente trabalho elaborou uma intervenção pedagógica na forma de uma sequência didática voltada para o ensino do ciclo do ácido cítrico (CAC), com uma abordagem socioambiental, utilizando a metodologia dos Três Momentos ...
-
Uso de tecnologias digitais no contexto educacional: uma revisão da literatura sobre produções acadêmicas nacionais
(Vitória, 2024)Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre a utilização das tecnologias digitais no contexto educacional, visando analisar produções acadêmicas nacionais que falam sobre o uso dessas tecnologias e a partir ...
-
A integração entre cálculo e química na formação docente: desafios e possibilidades na Licenciatura em Química do Ifes campus Aracruz
(Aracruz, 2025)Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) investigou os desafios e as possibilidades da integração entre Cálculo e Química na formação de professores de Química no IFES - Campus Aracruz. A pesquisa analisou as dificuldades ...
-
Cronolog: um sistema de gerenciamento da atuação de alunos em atividades de ensino, pesquisa e extensão
(Alegre, 2025-01-14)Metrificar a produtividade do trabalho é algo feito pela humanidade desde o início da sociedade. Com o tempo, esse processo passou por inúmeras melhorias e agora, na era da informação, ele passou a ter o apoio de diversas ...
-
Recursos tecnológicos e estruturais na educação inclusiva: os desafios de alunos com deficiência no curso de pedagogia do CEDERJ
(Vitória, 2024-10-28)Este trabalho analisa os desafios da Educação Inclusiva no contexto dos cursos de Pedagogia oferecidos na modalidade Educação a Distância (EaD) pelo Consórcio CEDERJ que possui como foco a formação de docentes para a ...
-
Aplicação de machine learning, análise de sentimentos e análise técnica para investimentos em criptomoedas
(Cachoeiro de Itapemirim, 2024-12-17)RESUMO: No atual cenário econômico global, o investimento desempenha um papel crucial na busca pela estabilidade financeira e na realização de objetivos a longo prazo. A capacidade de alocar recursos de forma estratégica, ...
-
Kubernetes no contexto de IoT: uma abordagem para escalabilidade e gerenciamento eficiente de contêineres em aplicações integradas
(Cachoeiro de Itapemirim, 2024-12-09)RESUMO: A Internet das Coisas (IoT) vem crescendo rapidamente em diversas áreas e setores atualmente, gerando uma grande quantidade de dados e também o número de dispositivos conectados, que exigem soluções escaláveis e ...
Redes Sociais