Concepção de um jogo de tabuleiro pautado no Estatuto da Cidade para fomentar os conceitos sobre planejamento socioambiental

Domingos, Nadion Florindo (2020)

Trabalho de conclusão de curso

RESUMO: A pesquisa tem por objetivo geral a concepção de um Jogo de Tabuleiro cuja finalidade é atuar como método pedagógico para fomentar os conceitos do Estatuto da Cidade, abordando tanto os aspectos relacionados ao ambiente construído e ambiente natural. Sua importância se dá diante da necessidade da construção de instrumentos que viabilizem a participação efetiva da sociedade frente aos conflitos socioambientais e do desenvolvimento sustentável. Para o desenvolvimento teórico do jogo foram adotados diferentes tipos de pesquisa, dentre eles: bibliográfica, documental, qualitativa e quantitativo. Já para a construção prática, utilizou-se a metodologia sugerida por Jesse Schell no livro A Arte de Game Design: o livro original, sendo representado pelo Roteiro Básico de Concepção do Jogo. Em síntese, após analisar toda a base conceitual e associá-la ao roteiro foi possível desenvolver o jogo. Sua estrutura foi organizada a garantir o protagonismo dos jogadores no decorrer do jogo, além de acentuar os elementos contidos no Estatuto da Cidade e os aspectos de desenvolvimento sustentável. Por fim, deve-se considerar a importância do papel do educador enquanto mediador de todo o processo para aplicação da metodologia e demais conceitos pertinentes a Educação Ambiental e urbana.

ABSTRACT: The general objective of the research is to design a Board Game whose purpose is to act as a pedagogical method to foster the concepts of the City Statute, addressing both aspects related to the built environment and natural environment. Its importance is given in the face of the need to build instruments that enable the effective participation of society in the face of socio-environmental conflicts and sustainable development. For the theoretical development of the game, different types of research were adopted, among them: bibliographic, documentary, qualitative and quantitative. For the practical construction, the methodology suggested by Jesse Schell in the book The Art of Game Design: the original book was used, being represented by the Basic Game Design Guide. In summary, after analyzing the entire conceptual basis and associating it with the script, it was possible to develop the game. Its structure was organized to guarantee the players' protagonism throughout the game, in addition to accentuating the elements contained in the City Statute and the aspects of sustainable development. Finally, one should consider the importance of the educator's role as mediator of the entire process for the application of the methodology and other concepts relevant to Environmental and Urban Education.


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