O progresso da aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) em uma escola de educação infantil no municipio de Linhares ES por meio do lúdico

Pelissari, Ariane Francisco Rodrigues (2024-11-27)

tcc

Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, centrada na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil. A intervenção foi realizada em um Centro de Educação Infantil Municipal, e teve como público alvo um estudante matriculado na instituição. O objetivo principal foi contribuir com o processo de inclusão desse aluno no ambiente escolar por meio de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras adaptadas ao currículo regular, respeitando as necessidades específicas do aluno. A metodologia envolveu uma mediação ativa do professor e a aplicação de plano de intervenção pedagógica, configurado como um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) baseado em uma avaliação pedagógica. O atendimento ocorreu ao longo de três dias na semana, com carga horária de duas horas diárias, totalizando seis horas, com o intuito de estimular o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança. Os resultados indicam uma evolução significativa na interação social do aluno com TEA, especialmente em sua inclusão, participação e engajamento nas atividades em grupo, reforçando a importância de práticas pedagógicas inclusivas e adaptadas.

This study is characterized as a field research with a qualitative approach, focused on the inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Early Childhood Education. The intervention was carried out in a Municipal Early Childhood Education Center, and its target audience was a student enrolled at the institution. The main objective was to contribute to the inclusion process of this student in the school environment through playful activities, games, and adapted play that aligned with the regular curriculum, while respecting the student’s specific needs. The methodology involved active teacher mediation and the implementation of a pedagogical intervention plan, configured as an Individual Development Plan (IDP) based on a pedagogical assessment. The sessions took place three days a week, with a daily load of two hours, totaling six hours, with the aim of stimulating the child’s cognitive, social, and emotional development. The results indicate significant progress in the student's social interaction, especially in their inclusion, participation, and engagement in group activities, reinforcing the importance of inclusive and adapted pedagogical practices.


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