Projeto Agroflorestar : contribuições da educação profissional e tecnológica para o desenvolvimento de pensamento sustentável em espaço de educação especial

Monteiro, Tatiane (2020)

Trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Este trabalho consiste na análise da possibilidade de atuação da educação ambiental dentro do espaço de educação especializada em pessoas com deficiência. A pesquisa foi realizada dentro do projeto Agroflorestar desenvolvido por professor e alunos do Instituto Federal do Espirito Santo – IFES Campus Ibatiba em parceria com a Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais - APAE do município. O ensino no IFES Campus Ibatiba é voltado para educação ambiental e sustentabilidade e são realizados na instituição diversos projetos ligados ao tema. A importância da inserção da educação ambiental dentro do ambiente escolar vem sendo bastante debatida, para fins de desenvolvimento de um pensamento crítico sustentável. Dentro das instituições de ensino inclusivo não é diferente, é sabido que existem barreiras dentro da educação especial e é por esse motivo que existe a necessidade de mudanças e a criação de alternativas de ensino para a inserção do conhecimento crítico e sustentável dentro desses espaços de ensino. A metodologia aqui utilizada foi de âmbito qualitativo descritivo, utilizando a revisão bibliográfica para embasamento teórico e a pesquisa de campo para maior conhecimento do ambiente o projeto foi desenvolvido. Foi possível identificar através deste estudo a importância e as contribuições do projeto para da formação individual e coletiva dos usuários, no processo de aprendizado, na construção de valores e na conscientização socioambiental.

ABSTRACT: This work consists of the analysis of the possibility of environmental education activities within the specialized education space for people with disabilities. The research was carried out within the Agroflorestar project developed by professor and students of the Federal Institute of Espirito Santo - IFES Campus Ibatiba in partnership with the Association of Paes and Friends of the Exceptional - APAE of the municipality. Teaching at the IFES Campus Ibatiba is focused on environmental education and sustainability and several projects related to the theme are carried out at the institution. The importance of including environmental education within the school environment has been widely debated, for the purpose of developing sustainable critical thinking. Within inclusive education institutions it is no different, it is known that there are barriers within special education and it is for this reason that there is a need for changes and the creation of teaching alternatives for the insertion of critical and sustainable knowledge within these teaching spaces. The methodology used here was of a descriptive qualitative scope, using the bibliographic review for theoretical basis and the field research for greater knowledge of the environment the project was developed. It was possible to identify through this study the importance and contributions of the project for the individual and collective training of users, in the learning process, in the construction of values and in social and environmental awareness.


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