Uso da bicicleta como alternativa sustentável

Santos, Mário Sérgio Mendonça dos (2020)

Trabalho de conclusão de curso

RESUMO: A busca de uma melhor qualidade de vida, uma mobilidade mais rápida e prática, juntamente com a questão da sustentabilidade, vêm de forma direta e indiretamente incentivando o uso de bicicleta. Diante dessa realidade, emprega-se o uso de bicicleta como um meio de transporte sustentável, econômico e eficiente. Esta ajuda a diminuir a emissão de gases poluentes, trazendo hábitos saudáveis para as pessoas que usam esse meio de transporte, diminuindo o fluxo de carros e facilitando a locomoção. Assim objetivou-se, por meio de uma pesquisa de revisão bibliográfica com embasamento teórico e com pesquisa de campo como estudo de caso, realizar uma análise da viabilidade do uso da bicicleta como transporte alternativo no percurso entre os municípios de Irupi-ES e Ibatiba-ES. Realizou-se o percurso de automóvel e de bicicleta aro 29 mountain bike, onde foram feitas 9 coletas de dados realizada de bicicleta e uma de automóvel, quando se ofertou a Pós-Graduação em educação Ambiental e Sustentabilidade pelo Instituto Federal do Espírito Santo, Campus de Ibatiba. Os dados foram coletados, armazenados e salvos para análise e comparações entre os meios de transporte. Verificou-se que o tempo gasto realizado com o carro e com a bicicleta apresentou pouca diferença, sendo possível notar que um percurso de até 50 km é possível usá-la como meio de transporte. É notável a redução do gasto de combustível comparando-se o automóvel com a bicicleta, chegando ao resultado que o custo por Km do automóvel é 7 vezes maior em relação à bicicleta. Conclui-se, que a bicicleta é viável como meio alternativo de locomoção para o Ifes Campus Ibatiba, sendo uma decisão que envolve quebra de paradigmas, trazendo pontos positivos como redução de gastos, melhora no desempenho e traz benefícios a saúde, sendo que podem contribuir para reduzir a emissão de poluentes e melhorar a qualidade de vida.

ABSTRACT: The search for a better quality of life, faster and more practical mobility, along with the issue of sustainability, come directly and indirectly encouraging the use of bicycles. In view of this reality, the use of bicycles is used as a sustainable, economical and efficient means of transport. This helps to reduce the emission of polluting gases, bringing healthy habits to people who use this means of transport, decreasing the flow of cars and facilitating locomotion. Thus, the objective of this study was to carry out an analysis of the feasibility of using bicycles as an alternative transport in the route between the municipalities of Irupi-ES and Ibatiba-ES. The route of automobile and bicycle rim 29 mountain bike, where 9 samples were collected by bicycle and one by car, when the Graduate Program in Environmental Education and Sustainability was offered by the Federal Institute of Espírito Santo, Campus of Ibatiba. Data were collected, stored and saved for analysis and comparisons between means of transport. It was verified that the time spent with the car and the bicycle showed little difference, being it possible to notice that a route of up to 50 km it is possible to use it as a means of transport. It is remarkable the reduction in fuel expenditure comparing the car with the bicycle, reaching the result that the cost per km of the car is 7 times higher compared to the bike. It is concluded that the bicycle is viable as an alternative means of locomotion for the Ifes Campus, being a decision that involves breaking paradigms, bringing positive points such as reduction of expenses, improvement in performance and brings health benefits, and can contribute to reduce the emission of pollutants and improve the quality of life.


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