Avaliação formativa na educação especial inclusiva usando o desenho universal para a aprendizagem

Ferraz, Elizene de Medeiros (2024)

tcc

O presente trabalho teve como objetivo capacitar professores do ensino fundamental I (anos iniciais) da rede particular de ensino no uso da avaliação formativa, empregando as ferramentas do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), com o propósito de promover a inclusão, a permanência e o aprendizado dos alunos público-alvo da educação especial (PAEE). A capacitação foi realizada por meio de uma palestra formativa, seguida pela aplicação de um questionário online aos participantes. A análise dos dados coletados foi realizada utilizando uma abordagem qualitativa, com a conclusão das respostas. Os resultados apresentaram a relevância do tema para a efetivação da inclusão no cotidiano escolar, destacando a importância de metodologias diversificadas tanto na apresentação dos conteúdos quanto na avaliação contínua durante o processo de ensino aprendizagem. Tais práticas demonstraram-se como mecanismos facilitadores da aprendizagem e da inclusão de alunos atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE).