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Relação entre educação ambiental produzida pela sala verde Caparaó e as macrotendências pedagógicas

dc.contributor.advisorCarvalho, Arnaldo Henrique de Oliveira
dc.contributor.authorXavier, Gabriela Passalini
dc.date.accessioned2020-09-03T20:24:55Z
dc.date.available2020-09-03T20:24:55Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationXAVIER, Gabriela Passalini. Relação entre educação ambiental produzida pela sala verde Caparaó e as macrotendências pedagógicas. 2020. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade) - Instituto Federal do Espírito Santo, Ibatiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/620
dc.description.abstractRESUMO: A Educação Ambiental configura-se como um importante campo político- educacional na tentativa de compreender e propor mudanças para a atual crise ambiental. Tendo em vista a necessidade de difusão da educação, é cada vez mais comum que a prática educacional não fique restrita aos ambientes escolares, sendo esta propagada para ambientes não- formais de Educação. Quando falamos em Educação Ambiental, um destes ambientes não- formais são as Salas Verdes, dentre eles encontra-se a Sala Verde Caparaó, localizada no IFES, campus Ibatiba- ES. Cada espaço disseminador da Educação Ambiental apresenta perfis autônomos e coletivos, devido a sua derivação dos campos ambientalista e educacional. Por este motivo, do ponto de vista analítico, torna- se fundamental discriminar, classificar e interpretar fenômenos ou processos que compõe a Educação Ambiental. Desta forma, este trabalho se baseou em relacionarmacrotendências pedagógicas da Educação ambiental. Para isto uma coleta de dados e análise documental foi realizada, motivado pela tentativa de compreender, qualitativamente, em quais tendências de Educação Ambiental, as ações da Sala Verde Caparaó estão sendo baseadas, categorizando as práticas de Educação Ambiental em conservacionistas, pragmáticas e críticas, conforme proposto por Layrargues e Lima. Foram identificadas atividades que vão desde a realização de palestras ao desenvolvimento de mostras audiovisuais, visitas técnicas e até avaliações da sustentabilidade de agroecossistemas. Notou-se que a maioria das ações desenvolvidas ao longo dos anos de 2014 a 2017 pela Sala Verde Caparaó são categorizadas como pragmáticas, embora este espaço disseminador também tenha proposto atividades de cunho conservacionista e críticas. Conclui-se que a relação entre as ações desenvolvidas pela Sala Verde Caparaó e as macrotendências em Educação Ambiental é reflexo da estrutura prática do Projeto Político Pedagógico, interligando a natureza das ações com seu inicial propósito.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Environmental Education is an important political and educational field in an attempt to understand and propose changes for the current environmental crisis. In view of the need to disseminate education, it is increasingly common for educational practice not to be restricted to school environments, which is propagated to non-formal education environments. When we talk about Environmental Education, one of these non-formal environments is the Green Rooms, among them is the Sala Verde Caparaó, located at IFES, campus Ibatiba-ES. Each space that disseminates Environmental Education has autonomous and collective profiles, due to its derivation from the environmental and educational fields. For this reason, from an analytical point of view, it is essential to discriminate, classify and interpret phenomena or processes that make up Environmental Education. Thus, this work was based on relating pedagogical macro trends in Environmental Education. For this, a data collection and documentary analysis was carried out, motivated by the attempt to understand, qualitatively, which trends in Environmental Education, the actions of Sala Verde Caparaó are being based, categorizing Environmental Education practices in conservationists, pragmatics and critics, as proposed by Layrargues and Lima. Activities ranging from lectures to the development of audiovisual exhibits, technical visits and even assessments of the sustainability of agro-ecosystems were identified. It was noted that most of the actions developed over the years 2014 to 2017 by Sala Verde Caparaó are categorized as pragmatic, although this dissemination space has also proposed conservationist and critical activities. It is concluded that the relationship between the actions developed by Sala Verde Caparaó and the macro trends in Environmental Education is a reflection of the practical structure of the Pedagogical Political Project, linking the nature of the actions with their initial purpose.pt_BR
dc.format.extent34 f. : il.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleRelação entre educação ambiental produzida pela sala verde Caparaó e as macrotendências pedagógicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
ifes.campusCampus Ibatibapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7520766983744062pt_BR
ifes.course.undergraduateEspecialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade
dc.contributor.memberSantos, Felipe Alexandre Lima Fernandes dos
dc.contributor.memberAraujo Junior, Aramis Cortes de
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/4836837155217701pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/8921763377930836pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4273-2758pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5233-2558pt_BR


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