dc.contributor.advisor | Almeida, Marcelina das Graças de | |
dc.contributor.author | Xavier, Aline Freitas da Silva | |
dc.date.accessioned | 2020-09-03T13:32:11Z | |
dc.date.available | 2020-09-03T13:32:11Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Aline Freitas da. O estudo da dimensão social do design sustentável como estratégia para o trabalho do designer na EaD. 2014. 168 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/614 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O texto dissertativo se propõe a contribuir para o debate sobre o design social por meio da proposta de diretrizes que o utilizam como ferramenta para o trabalho do designer na Educação a Distância (EaD). Para isso, alguns pontos importantes foram levantados utilizando-se da análise teórica como base para toda a pesquisa. A história da educação a distância no Brasil e no mundo e as tecnologias que se utiliza como suporte, pode auxiliar na compreensão do que se pode esperar desta modalidade de ensino para o futuro. O trabalho do designer instrucional (DI), sua origem, seu papel na EaD, além de tipos de modelos disponíveis de design instrucional. As metodologias de design estudadas desde a década sessenta, para conhecer seus principais pensadores e os diversos métodos que eles desenvolveram. O objetivo foi encontrar indícios de preocupação com temas relacionados ao design social que possam contribuir com as diretrizes do design social para a EaD, propostas nesta dissertação. A dimensão social do design sustentável e quais seus aspectos relevantes para o trabalho do designer na EaD também foram abordados. A dissertação apresenta um estudo de caso do Setor de Produção de Materiais do Centro de Educação a Distância Cead/Ifes, apresentando sua metodologia de trabalho, a equipe que o compõe, e apresenta, por meio da revisão bibliográfica, observações e análise das entrevistas semiestruturadas, a integração que há entre o trabalho dos designers do Setor de Produção de Materiais, as competências do designer instrucional e a possibilidade de inserção dos princípios do design social no dia a dia do trabalho do designer que atua na EaD. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The argumentative text proposes to contribute to the debate on the social design via the proposed guidelines to use as a tool for the designer work in Distance Education (EAD). For this reason, some important points were Raised using the theoretical analysis as the basis for all research. The history of distance education in Brazil and in the world and the technology that is used as a support, can help in the understanding of what you can expect from this type of education for the future. The work of instructional designer (DI), its origin, its role in EaD, in addition to types of models available for instructional design. The methodologies Design studied since the 1990s 60, to know its main thinkers and the various methods that they have developed. The objective was to find evidence of concern with themes related to social design that can help with the design guidelines social for the EAD, proposed in this dissertation. The social dimension of sustainable design and which aspects relevant to the work of designer in EaD were also discussed. The thesis presents a case study of the Sector for the Production of Materials for the Center for Distance Education Extend/Ifes, presenting their work methodology, the team that comprises it, and presents, through literature review, observations and analysis of the interviews Semi-structured, the integration between the work of the designers of the Sector for the Production of Materials, the powers of the instructional designer and the possibility of inclusion of the principles of social design for day to day work of the designer who operates in EaD. | pt_BR |
dc.format.extent | 168 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Design sustentável | pt_BR |
dc.subject | Dimensão social | pt_BR |
dc.subject | Designers | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Estudo em EaD | pt_BR |
dc.title | O estudo da dimensão social do design sustentável como estratégia para o trabalho do designer na EaD | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/1494437656641295 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância | pt_BR |
dc.identifier.capes | 32025017002P2 | pt_BR |
dc.contributor.member | Gava, Tania Barbosa Salles | |
dc.contributor.member | Ribeiro, Rita Aparecida da Conceição | |
dc.degree.program | Programa de Pós-graduação em Design | |
dc.degree.researchArea | Design, cultura e sociedade | pt_BR |
ifes.author.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9727-1840 | pt_BR |
Redes Sociais