Show simple item record

Cultura imaterial e diversidade étnico-racial da Serra na formação docente : pelos caminhos do Congo e da Folia de Reis

dc.contributor.advisorCaprini, Aldieris Braz Amorim
dc.contributor.authorSerafim, Nadia Juliana Rodrigues
dc.date.accessioned2020-09-01T14:44:43Z
dc.date.available2020-09-01T14:44:43Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationSERAFIM, Nadia Juliana Rodrigues. Cultura imaterial e diversidade étnico-racial da Serra na formação docente: pelos caminhos do Congo e da Folia de Reis. 2020. 136 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020. Disponível em: <http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001a/00001ada.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/612
dc.description.abstractRESUMO: As constituições socioculturais brasileiras foram norteadas pelas desigualdades geradas a partir do processo colonizador, e ratificadas dentro do sistema capitalista, privilegiando a cultura eurocêntrica, invisibilizando as contribuições dos ameríndios e afro-brasileiros. As culturas imateriais oriundas desses povos foram notoriamente, alijadas e detratadas. Esse contexto perpassa o cotidiano escolar, que se vê envolto a esses “modelos culturais”, que possivelmente vem reproduzindo racismos, preconceitos e exclusões sociais. Esse panorama adverso amparou o lócus dessa pesquisa, que ocorreu no município da Serra-ES, onde a maioria da população é afrodescendente e a escola torna-se um campo de tensões culturais, sociais e étnicas. Realizamos assim, um estudo com foco na cultura imaterial da Serra na formação de professores, por meio das expressões culturais do Congo e da Folia de Reis no município. Procuramos fazer emergir, a possível herança afrodescendente presente nessas expressões culturais, com propósito de incentivar novas práxis, ligadas ao reconhecimento dessas culturas e ao ensino das relações étnico-raciais na escola, potencializando os movimentos com a memória e pertencimento dos sujeitos. No percurso metodológico priorizamos a Pesquisa Participante em Paulo Freire (1987) e Brandão (1977), considerando a relevância de suas pesquisas, dentro das perspectivas educacionais e antropológicas, alicerçadas em contribuições coletivas. Na intenção de apreender nossa pesquisa, perscrutamos as vozes dos sujeitos em Nova Almeida-Serra, onde analisamos suas produções, nas culturas do Congo e da Folia de Reis, seus gestos e relatos foram valiosos para esse estudo. Outro momento relevante ocorreu em um Curso de Extensão, desenvolvido com professores dos Anos Iniciais da Serra, onde forjamos um diálogo colaborativo, valorizando as experiências coletivas. As narrativas docentes concernentes ás práticas com a cultura imaterial, apontaram para escassez de trabalhos com a diversidade étnica e cultural, em suas formações. Esse fator, tem resultado em uma raridade de práticas de ensino com a temática na escola e na desvalorização da cultura imaterial de origem popular. Os estudos teóricos aliados ás narrativas dos sujeitos, evidenciaram que essa realidade reproduz preconceitos e racismos no ambiente escolar, havendo a necessidade de transcender essas ações. As práticas formativas foram essenciais, oportunizando novas reflexões ao coletivo docente, ampliando o movimento para transfigurações das práxis com a diversidade étnico-cultural.pt_BR
dc.format.extent136 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectCultura imaterialpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDiversidade étnico-racialpt_BR
dc.titleCultura imaterial e diversidade étnico-racial da Serra na formação docente : pelos caminhos do Congo e da Folia de Reispt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
dc.identifier.latteshttp://lattes.cnpq.br/4781678741842348
dc.identifier.capes30004012072P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de Humanidadespt_BR
ifes.researchAreaFormação de professores em Ensino de Humanidadespt_BR
ifes.course.underposgraduateEnsino de Humanidades
dc.contributor.memberCaprini, Aldieris Braz Amorim
dc.contributor.memberSaquetto, Diemerson
dc.contributor.memberAroeira, Kalline Pereira


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record