Show simple item record

Entrelaçando os fios da educação ambiental, saúde mental e trabalho em educação pelas redes de conversações

dc.contributor.advisorCastor, Kátia Gonçalves
dc.contributor.authorCampos, Marcela Fraga Gonçalves
dc.date.accessioned2020-08-21T14:14:30Z
dc.date.available2020-08-21T14:14:30Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationCAMPOS, Marcela Fraga Gonçalves. Entrelaçando os fios da educação ambiental, saúde mental e trabalho em educação pelas redes de conversações. 2019. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Humanidades) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001a/00001ac3.pdf. Acesso em: 18 ago. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/603
dc.description.abstractRESUMO: O trabalho aqui apresentado se insere na linha de pesquisa de “Formação de Professores” do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, campus Vitória. Problematiza processos de trabalho por meio de uma formação destinada a profissionais da educação do município de Serra/ES, visando à criação de táticas para produção de saúde, a partir do diálogo entre Educação Ambiental, Saúde Mental e Trabalho em educação. Assim, num movimento de aproximação com a metodologia da Cartografia, proposta por Deleuze e Guattari (2001), aposta na investigação enquanto acompanhamento de um processo formativo que teve como base as Redes de Conversações, segundo Carvalho (2009, 2017). A produção de dados é realizada a partir de uma postura teórico-metodológica problematizadora em busca de movimentos tecidos em Redes de Conversações, na intenção de capturar narrativas, enunciados, inventividades e imprevisibilidades, tensionando as questões macro e micropolíticas nos espaçostempos acerca da relação trabalhosaúde-ambiente. Traz como intercessores teóricos Félix Guattari, Gilles Deleuze, Suely Rolnik, Georges Canguilhem, Sandra Caponi, Denise Najmanovich, MarthaTristão, Janete Carvalho, entre outros. Tece problematizações com foco em questões como: dualismos constituídos na modernidade; educação ambiental complexa; concepção de saúde; medicalização da vida; trabalho em educação; coletividade; concepção de formação, na tentativa de evidenciar a criação de possibilidades de produção de saúde e de outros modos de vida com profissionais da educação. Por se tratar de mestrado profissional, além da realização da formação, resulta deste processo investigativo um produto educativo em formato de E-book que se constitui um material textual que visa inspirar práticas formativas destinadas aos profissionais da educação para que, por meio da ressignificação de seu conteúdo, possa disparar movimentos de discussão, problematização e produção de conhecimento acerca da relação trabalho-saúde-ambiente.pt_BR
dc.format.extent154 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.subjectTrabalho em Educaçãopt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectMedicalização da Vidapt_BR
dc.titleEntrelaçando os fios da educação ambiental, saúde mental e trabalho em educação pelas redes de conversaçõespt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)pt_BR
dc.identifier.latteshttp://lattes.cnpq.br/9743746011110857
dc.identifier.capes30004012072P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de Humanidadespt_BR
ifes.course.underposgraduateEnsino de Humanidades
dc.contributor.memberCastor, Kátia Gonçalves
dc.contributor.memberDeorce, Mariluza Sartori
dc.contributor.memberRonchi Filho, Jair
dc.contributor.memberAraújo, Márcia Moreira de
dc.degree.researchAreaFormação de professores em Ensino de Humanidadespt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record