dc.contributor.advisor | Castor, Kátia Gonçalves | |
dc.contributor.author | Campos, Marcela Fraga Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2020-08-21T14:14:30Z | |
dc.date.available | 2020-08-21T14:14:30Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Marcela Fraga Gonçalves. Entrelaçando os fios da educação ambiental, saúde mental e trabalho em educação pelas redes de conversações. 2019. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Humanidades) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001a/00001ac3.pdf. Acesso em: 18 ago. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/603 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O trabalho aqui apresentado se insere na linha de pesquisa de “Formação de Professores” do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do
Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, campus Vitória. Problematiza processos
de trabalho por meio de uma formação destinada a profissionais da educação do
município de Serra/ES, visando à criação de táticas para produção de saúde, a
partir do diálogo entre Educação Ambiental, Saúde Mental e Trabalho em
educação. Assim, num movimento de aproximação com a metodologia da
Cartografia, proposta por Deleuze e Guattari (2001), aposta na investigação
enquanto acompanhamento de um processo formativo que teve como base as
Redes de Conversações, segundo Carvalho (2009, 2017). A produção de dados é
realizada a partir de uma postura teórico-metodológica problematizadora em busca
de movimentos tecidos em Redes de Conversações, na intenção de capturar
narrativas, enunciados, inventividades e imprevisibilidades, tensionando as
questões macro e micropolíticas nos espaçostempos acerca da relação trabalhosaúde-ambiente. Traz como intercessores teóricos Félix Guattari, Gilles Deleuze, Suely Rolnik, Georges Canguilhem, Sandra Caponi, Denise Najmanovich,
MarthaTristão, Janete Carvalho, entre outros. Tece problematizações com foco em questões como: dualismos constituídos na modernidade; educação ambiental
complexa; concepção de saúde; medicalização da vida; trabalho em educação; coletividade; concepção de formação, na tentativa de evidenciar a criação de possibilidades de produção de saúde e de outros modos de vida com profissionais da educação. Por se tratar de mestrado profissional, além da realização da formação, resulta deste processo investigativo um produto educativo em formato de E-book que se constitui um material textual que visa inspirar práticas formativas destinadas aos profissionais da educação para que, por meio da ressignificação de seu conteúdo, possa disparar movimentos de discussão, problematização e produção de conhecimento acerca da relação trabalho-saúde-ambiente. | pt_BR |
dc.format.extent | 154 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Saúde Mental | pt_BR |
dc.subject | Trabalho em Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
dc.subject | Medicalização da Vida | pt_BR |
dc.title | Entrelaçando os fios da educação ambiental, saúde mental e trabalho em educação pelas redes de conversações | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | http://lattes.cnpq.br/9743746011110857 | |
dc.identifier.capes | 30004012072P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de Humanidades | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Ensino de Humanidades | |
dc.contributor.member | Castor, Kátia Gonçalves | |
dc.contributor.member | Deorce, Mariluza Sartori | |
dc.contributor.member | Ronchi Filho, Jair | |
dc.contributor.member | Araújo, Márcia Moreira de | |
dc.degree.researchArea | Formação de professores em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Redes Sociais