Inclusão escolar: estratégias para a promoção da acessibilidade visual nos espaços físicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Ifes Campus de Alegre
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RESUMO: Um dos principais objetivos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) é promover a acessibilidade e a inclusão, como evidenciam as iniciativas do Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidades Específicas (Napne). Este núcleo, presente em todos os campi dos Ifes, é composto por equipe multidisciplinar, constituída por servidores de diversas áreas, visando desenvolver ações que favoreçam a promoção da inclusão educacional, viabilizando condições para o acesso, permanência e êxito de pessoas com necessidades específicas. No contexto da deficiência visual, o Napne disponibiliza recursos de tecnologias assistivas, professores de atendimento educacional especializado, e, para usuários de Braille, disponibiliza também serviços de revisor, ledor e transcritor, fundamentais para o acesso à informação. O objetivo geral da pesquisa, caracterizada como uma pesquisa qualitativa descritiva, é investigar as condições de acessibilidade visual nos espaços de uso comum aos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Ifes-Campus de Alegre, propondo alternativas práticas que possam contribuir com a promoção da inclusão e da igualdade de oportunidades educacionais, questionando: quais ações e estratégias podem ser implementadas para aprimorar as condições de acessibilidade visual? Para isso foi elaborado um questionário estruturado com perguntas, aplicado a docentes e discentes do curso, buscando promover uma reflexão crítica sobre a acessibilidade nas dependências do curso, abordando a adequação dos espaços físicos e a percepção dos usuários sobre as condições de acessibilidade. As respostas foram coletadas utilizando uma escala Likert, permitindo uma análise tanto qualitativa quanto quantitativa dos dados. Além disso, foram criadas placas em Braille no laboratório maker do campus, utilizando impressoras 3D. Os participantes receberam orientações sobre os materiais e a configuração das impressoras, utilizando a ferramenta Text2Braille3D para gerar modelos em três dimensões. Durante o processo, surgiram desafios técnicos, como a necessidade de ajustes precisos em modelos e materiais. A experiência adquirida foi enriquecedora para o desenvolvimento de habilidades e ressaltou a importância da acessibilidade educacional. Essas aprendizagens servirão de base para futuras ações inovadoras, aprimorando as condições de acessibilidade no Ifes.
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