Ações colaborativas entre família e escola: aspectos determinantes para o desempenho acadêmico dos estudantes públicos da educação especial inclusiva

Paz, Rayani dos Santos Mai (2024-12-11)

tcc

O presente trabalho explora a influência das ações colaborativas entre família e escola no desempenho acadêmico dos estudantes da Educação Especial Inclusiva, com foco na análise dos níveis de frequência escolar e o impacto da participação dos familiares nesses resultados. O objetivo principal é determinar de que forma a participação ativa, contínua e significativa da família nas atividades escolares, bem como a comunicação eficaz com os professores, podem afetar positivamente o desempenho acadêmico e o bem-estar dos estudantes. Para tanto, a metodologia adotada envolve a coleta e análise de dados sobre frequência, aproveitamento escolar e desempenho acadêmico dos estudantes, além de entrevistas qualitativas com professores, familiares e profissionais da escola, visando compreender o grau de envolvimento e as estratégias de apoio familiar. A intervenção será realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Bom Sucesso, em São Mateus, abrangendo estudantes da Educação Especial Inclusiva, seus familiares e equipe pedagógica da instituição. Os resultados preliminares indicam que um maior nível de participação familiar está diretamente relacionado a índices de frequência mais elevados e, consequentemente, a melhores resultados acadêmicos, como o aumento do interesse e da motivação dos alunos nas atividades escolares. Além disso, observa-se que a colaboração efetiva entre a escola e a família favorece a criação de um ambiente mais inclusivo, garantindo que os estudantes com necessidades educacionais especiais recebam o apoio necessário para seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Portanto, conclui-se que a colaboração entre escola e família é um fator determinante para o sucesso escolar desses estudantes, pois potencializa suas habilidades, facilita a inclusão e promove uma educação mais equitativa e personalizada, alinhada às suas necessidades específicas.


Collections: