Práticas pedagógicas, língua portuguesa e ensino médio: estudo de revisão

Souza, Welithon de Almeida (2024-12-10)

tcc

Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica de trabalhos disponibilizados no Portal de Periódicos da Capes no período de 2005 a 2025. Possui como objetivo principal identificar e analisar estudos que abordam as práticas pedagógicas da disciplina Língua Portuguesa no Ensino Médio. Tudo isso com a finalidade de demonstrar a relevância desse assunto no processo formativo dos indivíduos, considerando ser inegável que são habilidades indispensáveis ao desenvolvimento educacional, pois, por meio dele, é que se oportuniza o desenvolvimento de competências relacionadas à expressão dos pensamentos críticos, à comunicação e à interação adequada entre os interlocutores nos diversos contextos, especialmente daqueles que se direcionam pela informação e pela interação comunicativa regida pelas normas brasileiras da língua. No que tange ao conteúdo didático-pedagógico, importa salientar que o aprendizado do tema abordado no título deste trabalho pode ser significativamente facilitado via proposta de revisão e/ou consolidação dos projetos reflexivos analisados quanto ao significado de tais assuntos abordados, considerando que essa é uma metodologia que viabiliza a aprendizagem ativa, motivacional e o estímulo às práticas das habilidades trabalhadas. Dessa forma, a relevância de reivindicar, no processo educacional de ensino, em prol de uma abordagem da língua como elemento sempre em desenvolvimento, de forma tal que contribua com o processo formativo de discentes e docentes em função do ensino x aprendizagem. Considerando que a promoção e o desenvolvimento da língua são considerados como uma das principais competências da escola no contexto social, este trabalho visa analisar o tema proposto. Quanto aos resultados, considerando sua natureza teórica, é compreensível considerar que as discussões propostas reafirmam a necessidade de uma concepção do assunto como prática social que se coaduna com o exercício da linguagem inserida em contextos ínsitos à comunicação e à interação, competindo à escola validar, em suas atividades, as referidas concepções.

The theme “Pedagogical practices in teaching the Portuguese language in secondary education” was defined in consensus with the supervisor with a view to developing work based on a review study of works available on the CAPES portal. Its main problem is the identification of relevant deviations identified in the pedagogical practices of the subject at the aforementioned educational. Level, all with the aim of demonstrating the relevance of this subject in the training process of individuals, considering that it is undeniable that these are essential skills for educational development, as through This is where the development of skills related to the expression of critical thoughts, communication and adequate interaction between interlocutors in different contexts is provided, especially those that are guided by information and communicative interaction governed by Brazilian language norms. Regarding the didactic-pedagogical content, it is important to highlight that learning the topic covered in the title of this work can be significantly facilitated via a proposed review and/or consolidation of the reflective projects analyzed regarding the meaning of such topics covered, considering that this is a methodology that enables active, motivational learning and encouragement to practice the skills worked on. Thus, the relevance of claiming, in the educational teaching process, in favor of an approach to language as an element always in development, in such a way that it contributes to the training process of students and teachers in terms of teaching x learning. In terms of methodology used, it refers to a bibliographic review proposal. Considering that the promotion and development of the language are considered one of the main competencies of the school in the social context, this work aims to analyze the proposed theme. As for the results, considering their theoretical nature, it is understandable to consider that the proposed discussions reaffirm the need for a conception of the subject as a social practice that is consistent with the exercise of language inserted in contexts inherent to communication and interaction, with the school being responsible for validating, in its activities, the aforementioned concepts.


Collections: