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Implantação de técnicas de aprendizado de máquina em cooperativas para a análise de crédito e risco
(2021)
Ao longo dos anos, os dados cresceram de forma exponencial no contexto
organizacional. Esses dados possuem um valor inestimável para as empresas, mas
apresentam-se, muitas vezes, com diversas origens e formatos que acabam ...
Comparação de métodos de aprendizado de máquina para análise de risco de crédito
(2022-03-24)
RESUMO: No Brasil, em maio de 2021, foi computado um saldo em operações de crédito no valor total de R$4,2 trilhões. Cerca de 21% da população brasileira, 34 milhões, possuem pouco ou nenhum acesso a serviços bancários. A ...
Desenvolvimento de um chatbot para a Junta Comercial do Estado do Espírito Santo
(2022)
RESUMO: Um problema comum na Junta Comercial do Espírito Santo (JUCEES) é o tempo de espera de resposta do serviço de apoio ao usuário, o FaleConosco, que recebe as solicitações dos usuários para resoluções de questionamento ...
Detecção de fraudes em cartões de crédito utilizando técnicas de aprendizado de máquina
(2022)
RESUMO: O uso crescente dos cartões de crédito na realização de pagamentos levou a um aumento significativo do número de fraudes nessa categoria de transação, tornando indispensável às instituições de cartões de crédito ...
Rede neural convolucional para classificação de chapas polidas de rochas ornamentais
(2022)
ABSTRACT: Ornamental rocks are classified into commercial categories that are defined by color and texture characteristics found on material surface and the classification task is usually performed visually by a specialist. ...
Classificação de imagens usando machine learning para auxiliar o reconhecimento de alimentos em self service de restaurantes paraportadores de necessidades visuais
(2022)
RESUMO: O mundo é repleto de desafios e existem pessoas que apresentam um grau a mais de dificuldade, como por exemplo, os portadores de deficiência visual, público alvo do objeto de estudo do presente trabalho. É possível ...
Mapas de Kohonen: estudo aplicado no aprendizado não supervisionado de dígitos manuscritos
(2022)
RESUMO: O mapa auto organizável, também chamado de mapa de Kohonen, é construído usando uma rede 2-D de nós predefinidos, utiliza aprendizado competitivo não supervisionado para produzir representações de baixa dimensão ...
Avaliação de desempenho e de satisfação do usuário do assistente virtual Ifes.talk
(2022)
RESUMO: Nos últimos anos, empresas e instituições têm aumentado a utilização de chatbots, que são sistemas de inteligência artificial de conversação, para auxiliar seus usuários e clientes na realização de pré-atendimento, ...
Detecção de anomalias no sistema APS de caminhões de carga utilizando algoritmos do tipo One-Class
(2022)
RESUMO: Para os processos industriais ter controle das outliers ou anomalias é de extrema importância, pois assim é possível reduzir custos e diminuir o número de manutenções corretivas. Neste contexto, o cerne deste ...
Chatbot como ferramenta para facilitar o acesso a informações das Instituições Federais de Ensino
(2022-12-14)
RESUMO: A utilização de agentes conversacionais, também chamados de chatbots, se popularizou nos últimos anos, principalmente entre as instituições privadas. Por sua vez, no setor público esta busca por modernização ocorreu ...
Redes Sociais