Vocabulário da Inclusão: fortalecendo a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
tcc
Este trabalho descreve uma intervenção pedagógica cujo objetivo geral foi sensibilizar os estudantes de uma escola do município de São José do Calçado, no estado do Espírito Santo, para a importância da inclusão. A intervenção, que partiu da necessidade de incentivar a convivência e a troca de experiências cotidianas entre os estudantes ouvintes e uma estudante surda, desdobrou-se em um evento em que foi realizado um bingo, na qual os números foram substituídos por palavras relacionadas à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Cada palavra foi conceituada, contextualizada e traduzida para Língua Brasileira de Sinais Libras. Além disso, o evento contou com uma palestra ministrada por um psicólogo especialista em deficiência, ampliando a reflexão sobre a inclusão. Os resultados indicaram que o objetivo foi atingido, com uma conscientização significativa dos estudantes sobre a inclusão, demonstrada pela interação e participação conjunta entre os estudantes ouvintes e a estudante surda. O projeto foi considerado bem-sucedido, pois promoveu um ambiente de acolhimento e pertencimento, favorável à inclusão escolar.
This paper describes a pedagogical intervention whose overall objective was to raise awareness among students at a school in the municipality of São José do Calçado, in the state of Espírito Santo, about the importance of inclusion. The intervention, which began with the need to encourage coexistence and the exchange of daily experiences between hearing students and a deaf student, resulted in an event in which a bingo game was held, in which the numbers were replaced by words related to Special Education from the perspective of Inclusive Education. Each word was conceptualized, contextualized, and translated into Brazilian Sign Language (Libras). In addition, the event featured a lecture given by a psychologist specializing in disabilities, expanding the reflection on inclusion. The results indicated that the objective was achieved, with significant awareness among students about inclusion, demonstrated by the interaction and joint participation between hearing students and the deaf student. The project was considered successful, as it promoted an environment of acceptance and belonging, favorable to school inclusion.
Redes Sociais