Entre o tradicional e o ativo: um caminho para aprendizagens visíveis na educação profissional
tcc
Este trabalho propõe uma abordagem pedagógica que integra metodologias ativas e tradicionais, com foco na promoção de aprendizagens visíveis e no desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais. O estudo parte da problemática sobre como potencializar o aprendizado por meio de estratégias que conciliem inovação e fundamentos tradicionais. Como objetivo geral, desenvolve-se uma proposta que integra metodologias ativas e tradicionais, com foco na promoção de Aprendizagens Visíveis e no aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem no contexto da Educação Profissional. A pesquisa adota uma metodologia bibliográfica e analítica e explora práticas baseadas nas Rotinas de Pensamento. Entre os resultados, destaca-se a formulação de um plano de ensino adaptado ao curso de Gestão de Recursos Humanos, que demonstra a eficácia das Rotinas de Pensamento na ampliação da compreensão e na conexão entre teoria e prática. Conclui-se que a integração equilibrada dessas abordagens promove um aprendizado mais dinâmico e significativo, estimula a reflexão crítica e facilita a adaptação às necessidades dos alunos. Este trabalho oferece subsídios práticos e teóricos para educadores interessados em enriquecer suas práticas pedagógicas e ressalta a importância de estratégias que valorizam o protagonismo estudantil e o aprendizado reflexivo.
Redes Sociais