A importância da psicomotricidade na educação infantil no processo de alfabetização
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Este estudo teve como objetivo analisar a contribuição das habilidades psicomotoras no processo de alfabetização na Educação Infantil, enfatizando a importância das atividades psicomotoras no desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e emocionais das crianças. A investigação, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, considerando as principais produções acadêmicas sobre o tema, com ênfase nas práticas educativas que utilizam a psicomotricidade para promover a inclusão e a aprendizagem das crianças com dificuldades no processo de alfabetização. A pesquisa bibliográfica incluiu artigos, dissertações, teses e artigos de especialistas, selecionados em bases de dados acadêmicas, que discutem a relação entre as habilidades psicomotoras e o desenvolvimento da leitura e da escrita, além de seu impacto na coordenação motora e na consciência corporal. Os dados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, com foco nas estratégias de ensino utilizadas e nos benefícios observados nas práticas psicomotoras aplicadas na Educação Infantil. Os resultados mostram que as atividades psicomotoras desempenham um papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças, favorecendo a melhoria da coordenação motora, da lateralidade e da percepção espacial, aspectos essenciais para aprender a ler e escrever. Além disso, as habilidades psicomotoras contribuem significativamente para a inclusão de crianças com dificuldades cognitivas, fornecendo suporte efetivo para o processo de alfabetização. Por fim, a pesquisa destaca a necessidade de uma maior inclusão das práticas psicomotoras nas propostas pedagógicas da Educação Infantil, como forma de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e de garantir uma educação completa e de qualidade para todas as crianças, especialmente aquelas com deficiência cognitiva ou dificuldades motoras.
This study aims to analyze the contribution of psychomotor skills in the literacy process in early childhood education, emphasizing the importance of psychomotor activities in the development of children's cognitive, motor and emotional skills. The research, which is qualitative in nature, was carried out by means of a bibliographical review of the main academic productions on the subject, with an emphasis on educational practices that use psychomotricity to promote the inclusion and learning of children with difficulties in the literacy process. The literature review included articles, dissertations, theses and articles by specialists, selected from academic databases, which discuss the relationship between psychomotor skills and the development of reading and writing, as well as their impact on motor coordination and body awareness. The data was analyzed descriptively and interpretively, focusing on the teaching strategies used and the benefits observed in psychomotor practices applied in early childhood education. The results show that psychomotor activities play a fundamental role in children's all-round development, helping to improve motor coordination, laterality and spatial perception, essential aspects for learning to read and write. In addition, psychomotor skills contribute significantly to the inclusion of children with cognitive difficulties, providing effective support for their development.
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