Explorando o ensino colaborativo: práticas e resultados nas aulas de física no ensino médio

Perozini, Renata (2024)

tcc

Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa que busca investigar as contribuições do ensino colaborativo ou coensino como estratégia pedagógica, incluindo o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), visando atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência, assim como todos os alunos com equidade. Os sujeitos desta pesquisa foram alunos de uma turma da primeira série do Ensino Médio. Para tal, foram estipulados os seguintes objetivos específicos: desenvolver um planejamento didático seguindo estratégias de ensino colaborativo para alunos de uma turma do Ensino Médio; aplicar o planejamento didático na sala regular com a colaboração do professor de atendimento educacional especializado; analisar suas contribuições e restrições. Para embasar os estudos, serão fonte de pesquisa a literatura nacional e internacional, disponíveis em artigos de periódicos, teses e livros, em especial a teoria de aprendizagem de Vygotsky, os estudos de Capellini e Zerbato (2019), Vilaronga e Mendes (2014), Rabelo (2012), Stopa (2022). As técnicas de coletas de dados utilizadas serão anotações advindas da observação direta, interpretativa e pessoal, ordenadas de maneira cronológica; registros textuais de atividades presenciais e virtuais, assim como produção de imagens, áudios e vídeos colhidos ao longo da pesquisa. Além disso, serão aplicados questionários aos alunos para avaliação da participação nas aulas. Os dados serão tratados sob a perspectiva da análise de conteúdo Bardin (1977), por meio de tratamento estatístico descritivo. Pensamos ser o ensino colaborativo um modelo de ensino que valoriza a participação do aluno, favorecendo a interação e inclusão.


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