Ensino de ciências da natureza: uma proposta de atividade prática e experimental para um estudante autista com deficiência intelectual
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O projeto de intervenção pedagógica foi desenvolvido para promover a inclusão de um estudante com Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual nas aulas de Química da 3ª série do Ensino Médio. Por meio de práticas experimentais adaptadas, como histórias em quadrinhos, construção de moléculas com kits moleculares e exploração de propriedades físico-químicas e organolépticas de compostos, buscou-se facilitar a compreensão de conceitos científicos e aumentar o engajamento do estudante. A proposta destacou o papel do apoio educacional colaborativo entre professores de Química e profissionais de Atendimento Educacional Especializado, que contribuíram para superar barreiras e promover a aprendizagem significativa. Os resultados mostraram avanços no engajamento, participação ativa e compreensão do estudante, embora desafios como ajustes contínuos e adaptação às preferências do aluno tenham sido identificados. A experiência reforça a importância de práticas pedagógicas inclusivas e oferece diretrizes para replicação em contextos educacionais semelhantes.
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