A educação especial inclusiva em um centro de educação infantil municipal de linhares: entre o ideal e o real

Santos, Karine Fêu Brandão dos (2024)

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RESUMO Esta pesquisa objetivou compreender a educação especial desenvolvida no CEIM Adagmar Pinto Santos a partir da visão dos profissionais diretamente envolvidos com os estudantes com deficiência. A fundamentação teórica teve como principais autores Vygotsky (1994) e Vita, Monteiro e Alexandra (2010), além de documentos legais que amparam a educação especial no Brasil. Utilizou-se a metodologia quantitativa e qualitativa com aplicação de questionário semiestruturado enviado pelo Google forms e respondido por 19 profissionais da escola. Os resultados indicaram que há um compromisso significativo dos educadores em se especializarem na área de educação especial, ao mesmo tempo que se sinalizaram a necessidade de políticas públicas que ampliem a oferta de formação específica e continuada, e garantam a efetivação dos direitos legais para o público-alvo da educação especial pois foi observado que muitos desses direitos estão apenas no papel. A inclusão escolar deve ser vista como uma prática concreta e cotidiana, exigindo um esforço colaborativo entre poder público, educadores, familiares e comunidade para promover uma educação verdadeiramente inclusiva.


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