Educação inclusiva: olhar histórico, concepções atuais e desafios a serem superados

Freitas, Stephanie Cristine Costa de (2024)

tcc

O estudo apresentado teve como objetivo realizar uma análise aprofundada do contexto histórico da educação inclusiva, com foco nas políticas públicas e na legislação relevante. Além disso, foram identificados os desafios enfrentados na prática pedagógica, assim como as estratégias que podem ser implementadas para garantir um processo de ensino e aprendizagem verdadeiramente igualitário. A metodologia utilizada consistiu em uma revisão de literatura sistemática, que utilizou fontes como artigos científicos, livros, dissertações, relatórios de teses e documentos oficiais sobre políticas inclusivas. As legislações pertinentes foram examinadas para evidenciar a evolução das políticas públicas relacionadas à educação inclusiva. Foram coletados, selecionados e analisados estudos que abordam tecnologias assistivas, adaptações curriculares, metodologias ativas e a formação de educadores para a inclusão. A pesquisa evidenciou que, para promover a inclusão, a adaptação curricular e o uso de tecnologia assistiva são fatores fundamentais. No entanto, a eficácia da implementação dessas práticas em diversas escolas tem sido prejudicada pela falta de suporte financeiro e infraestrutura adequada. Além disso, a literatura revisada apresenta um consenso claro sobre a importância do treinamento contínuo para que os educadores se apropriem efetivamente das metodologias inclusivas, essenciais para promover a inclusão de todos os alunos. Os resultados da revisão bibliográfica sugerem que uma inclusão escolar abrangente demanda políticas públicas robustas e recursos suficientemente alocados para a execução de práticas inclusivas. Assim, é imprescindível que os investimentos se concentrem no treinamento de professores, na melhoria da infraestrutura escolar, e no acesso e disponibilidade de materiais de apoio, contribuindo para transformar a educação inclusiva de um ideal distante em uma realidade viável e acessível.


Collections: