Uma proposta de intervenção pedagógica usando metodologias ativas em uma disciplina no curso de administração de uma IES do Amazonas

Gomes, Sueny Ferreira (2024)

tcc

No Brasil, o ensino de Administração se destaca e mantém alta procura seja no ensino profissionalizante, técnico ou superior. Essa busca reflete a crescente demanda por profissionais capacitados nesse segmento. Contudo, esse contexto levanta questionamentos acerca da qualidade desse ensino, especialmente devido à formação dos docentes. A revisão de literatura ressalta a carência dos conhecimentos pedagógicos em professores atuantes no ensino superior em administração, principalmente, pois esses profissionais ou têm menos contato com essas práticas ou ainda as consideram como qualificações dispensáveis. Partindo desse pressuposto e adentrando no universo da área administrativa, o trabalho apresentou uma proposta de intervenção pedagógica usando metodologias ativas para a cadeira de gestão de projetos do curso de Administração de uma IES no Amazonas. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, documental e bibliográfica, foi elaborado um plano de ensino integrador de metodologias ativas para incrementar e atualizar a formação relacionadas às competências de um profissional Administrador e de Gestor de Projetos. Foi feita uma análise num Projeto Pedagógico do Curso de Administração da IES escolhida, refletindo sobre o que poderia ser enriquecido, respeitando os objetivos estabelecidos e mantendo o compromisso de inovação e empreendedorismo da disciplina selecionada. Logo, foram utilizadas as metodologias ativas e práticas pedagógicas de aprendizagem por projetos e simulações.


Collections: