O uso da gamificação para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais no ensino fundamental

Thomaz, Naíra Batista do Carmo (2024)

tcc

A presente pesquisa tem como tema: O uso da gamificação para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais no ensino fundamental. Tendo como objetivo investigar como a gamificação pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental, além de identificar os principais desafios enfrentados pelos educadores na implementação dessa prática. A pesquisa aborda uma metodologia qualitativa e envolve uma revisão sistemática da literatura sobre o tema com abordagem exploratória e descritiva. Em um contexto educacional que valoriza cada vez mais o desenvolvimento integral dos alunos, habilidades socioemocionais como empatia, resiliência e trabalho em equipe, tornam-se fundamentais. A pesquisa busca responder a algumas questões específicas: quais habilidades podem ser aprimoradas através da gamificação? Como essa abordagem pode ser integrada ao currículo do ensino fundamental? E qual a importância da educação socioemocional na formação de cidadãos mais preparados para os desafios da vida? Os resultados indicaram que para que a gamificação seja uma estratégia efetiva no desenvolvimento socioemocional dos alunos, é necessário um suporte adequado para os educadores. Isso inclui a criação de programas de formação continuada que capacitem os professores a integrar práticas gamificadas em suas aulas, bem como a disponibilização de recursos que facilitem essa adoção. A gamificação se apresenta como uma abordagem promissora para um ensino mais completo, beneficiando tanto alunos quanto educadores no processo de ensino-aprendizagem.

The present research has as theme: The use of gamification for the development of socio-emotional skills in elementary school. Aiming to investigate how gamification can contribute to the development of students' socioemotional skills in the early years of elementary school, as well as identify the main challenges faced by educators in implementing this practice. The research addresses a qualitative methodology and involves a systematic review of the literature on the subject with an exploratory and descriptive approach. In an educational context that increasingly values the integral development of students, socio-emotional skills such as empathy, resilience and teamwork become fundamental. The research seeks to answer some specific questions: what skills can be improved through gamification? How can this approach be integrated into the curriculum of elementary school? And what is the importance of socio-emotional education in the formation of citizens more prepared for the challenges of life? The results indicated that for gamification to be an effective strategy in the socio-emotional development of students, it is necessary to provide adequate support to educators. This includes the creation of continuing education programs that enable teachers to integrate gamified practices into their classes, as well as providing resources to facilitate such adoption. Gamification presents itself as a promising approach for more complete teaching, benefiting both students and educators in the teaching-learning process.


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