Living in Bytes: a experiência da cidade nos jogos digitais

Marins, Eric Sales (2025)

tcc

RESUMO: Este trabalho analisa como a representação das cidades nos jogos digitais impacta na percepção e compreensão do funcionamento urbano pelos jogadores. Com base em conceitos de Kevin Lynch e Yi-Fu Tuan, foi explorada a percepção espacial aplicada aos ambientes urbanos digitais. Os jogos A Plague Tale: Innocence, Watch Dogs 2 e Cyberpunk 2077 foram utilizados como objetos de estudo para investigar aspectos urbanos, sociais e a imersão proporcionada por suas representações virtuais. A metodologia incluiu a aplicação de questionários qualitativos a jogadores, com foco em suas experiências e percepções. Os resultados indicam que os elementos urbanos e narrativos apresentados nos jogos podem replicar conceitos utilizados para análise de ambientes reais, evidenciando a possibilidade de os jogos digitais funcionarem como ferramentas de aprendizado sobre o meio urbano. Contudo, aspectos sociais demandaram maior desenvolvimento narrativo e tempo de contato para gerar impacto significativo. Conclui-se que os jogos digitais possuem grande potencial para auxiliar na compreensão do espaço urbano, especialmente por sua capacidade de engajar os usuários de forma interativa e imersiva.

ABSTRACT: This study analyzes how the representation of cities in digital games impacts players' perception and understanding of urban functionality. Based on the concepts of Kevin Lynch and Yi-Fu Tuan, spatial perception applied to digital urban environments was explored. The games A Plague Tale: Innocence, Watch Dogs 2, and Cyberpunk 2077 were used as case studies to investigate urban and social aspects, as well as the immersion provided by their virtual representations. The methodology included applying qualitative questionnaires to players, focusing on their experiences and perceptions. The results indicate that the urban and narrative elements presented in the games can replicate concepts used for analyzing real environments, highlighting the potential of digital games as tools for learning about urban spaces. However, social aspects required further narrative development and longer interaction times to generate significant impact. It is concluded that digital games have great potential to assist in understanding urban spaces, particularly due to their ability to engage users interactively and immersively.