Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
Browse by
Recent Submissions
-
Práticas pedagógicas inclusivas no ensino de história para estudantes com deficiência intelectual
(Vitória, 2024)RESUMO O trabalho investiga práticas pedagógicas inclusivas no ensino de História para estudantes com deficiência intelectual no Ensino Fundamental II, buscando identificar barreiras e propor estratégias educacionais ...
-
Ações colaborativas entre família e escola: aspectos determinantes para o desempenho acadêmico dos estudantes públicos da educação especial inclusiva
(Vitória, 2024-12-11)O presente trabalho explora a influência das ações colaborativas entre família e escola no desempenho acadêmico dos estudantes da Educação Especial Inclusiva, com foco na análise dos níveis de frequência escolar e o impacto ...
-
Práticas pedagógicas, língua portuguesa e ensino médio: estudo de revisão
(Vitória, 2024-12-10)Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica de trabalhos disponibilizados no Portal de Periódicos da Capes no período de 2005 a 2025. Possui como objetivo principal identificar e analisar estudos que abordam as ...
-
Educação e memória coletiva no campo: um estudo bibliométrico sobre as práticas pedagógicas em comunidades campesinas
(2025)RESUMO O objetivo deste trabalho foi analisar se a memória coletiva, definida a partir dos conceitos de Halbwachs(1990) é abordada nas práticas pedagógicas em pequenas comunidades, buscando também mapear a produção ...
-
Pessoas com Deficiência Física e Inclusão Escolar: Desafios a Vencer em uma Escola Municipal de Mantenópolis - ES
(2024)O presente trabalho aborda a inclusão escolar de pessoas com deficiência física, tema de grande relevância na construção de uma educação acessível e democrática. A inclusão vai além da inserção física do aluno em escolas ...
-
Engajamento e reflexão no ensino técnico e profissionalizante:estratégias para superar o foco exclusivo em notas
(Vitória, 2024)RESUMO: Este trabalho busca analisar como metodologias ativas podem ser utilizadas para aumentar o engajamento e a qualidade do aprendizado de alunos em cursos técnicos e profissionalizantes, que em geral focam mais ...
-
Desenho universal para aprendizagem: estratégias inclusivas para o ensino técnico integrado ao ensino médio
(Vitória, 2024)RESUMO Com as leis de inclusão houve aumento do número de alunos da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva em escolas regulares, inclusive em cursos técnicos profissionalizantes, trazendo a necessidade ...
-
O impacto da educação a distância na inclusão digital: uma revisão de literatura
(Vitória, 2024)Este trabalho realiza uma revisão literária para investigar o impacto da Educação a Distância (EaD) na inclusão digital e na democratização do conhecimento, com especial atenção aos contextos de desigualdade social e ...
-
As tecnologias digitais e de comunicação (TDIC) no contexto da educação de jovens e adultos (EJA): com a palavra, os professores
(Vitória, 2024)Este estudo investigou a perspectiva docente sobre as Tecnologias Digitais no contexto da Educação de Jovens e Adultos com o objetivo de compreender como os professores percebem e utilizam as TDIC no contexto da sala de ...
-
Ensino de espanhol e práticas pedagógicas: possibilidades na aprendizagem baseada em projetos com uso do Instagram
(Vitória - ES, 2024)RESUMO A partir da imposição do isolamento social, devido a pandemia de Covid-19, algumas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) ganharam notoriedade por apresentarem determinadas funcionalidades na ...
-
Museu virtual como ferramenta de aprendizagem em artes visuais: estudo de caso no fundamental II em uma escola de tempo integral
(Vitória, 2024-10-09)Este projeto visa investigar a importância e o uso das tecnologias no ensino por meio das aulas de artes visuais, com o propósito de ser facilitador do ensino e aprendizagem em sala de aula, e tem como objetivos o estudo ...
-
Vocabulário da Inclusão: fortalecendo a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
(Vitória, 2024)Este trabalho descreve uma intervenção pedagógica cujo objetivo geral foi sensibilizar os estudantes de uma escola do município de São José do Calçado, no estado do Espírito Santo, para a importância da inclusão. A ...
-
O lúdico nas práticas pedagógicas da Educação Infantil: estudo de revisão
(Vitória, 2024)Este trabalho explora o papel do lúdico nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, considerando sua relevância para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Com base nos conceitos de Vygotsky, ...
-
O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICS) nos anos iniciais do ensino fundamental
(Vitória, 2024)As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) têm se mostrado ferramentas essenciais no processo de ensino-aprendizagem, pois possibilitam o engajamento dos estudantes. Diante disso, o objetivo geral da ...
-
A importância da psicomotricidade na educação infantil no processo de alfabetização
(Vitória, 2024-12-06)Este estudo teve como objetivo analisar a contribuição das habilidades psicomotoras no processo de alfabetização na Educação Infantil, enfatizando a importância das atividades psicomotoras no desenvolvimento das habilidades ...
-
Plano educacional individualizado e transtorno do espectro autista: perspectiva do docente na elaboração para inclusão de estudantes em sala de aula regular
(Vitória, 2024)O plano de intervenção investigou as demandas encontradas por docentes da área de Língua Portuguesa para a elaboração do Plano Educacional Individualizado de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para a ...
-
Explorando o ensino colaborativo: práticas e resultados nas aulas de física no ensino médio
(Vitória, 2024)Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa que busca investigar as contribuições do ensino colaborativo ou coensino como estratégia pedagógica, incluindo o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), visando atender ...
-
Ensino de ciências da natureza: uma proposta de atividade prática e experimental para um estudante autista com deficiência intelectual
(Vitória, 2024-12)O projeto de intervenção pedagógica foi desenvolvido para promover a inclusão de um estudante com Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual nas aulas de Química da 3ª série do Ensino Médio. Por meio de ...
-
A educação especial inclusiva em um centro de educação infantil municipal de linhares: entre o ideal e o real
(Vitória, 2024)RESUMO Esta pesquisa objetivou compreender a educação especial desenvolvida no CEIM Adagmar Pinto Santos a partir da visão dos profissionais diretamente envolvidos com os estudantes com deficiência. A fundamentação teórica ...
Redes Sociais